Presidente é o mais velho na história dos EUA a disputar a reeleição e pode enfrentar Trump novamente
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira que concorrerá à reeleição em novembro de 2024, acenando para a possibilidade de um novo confronto nas urnas com o ex-presidente Donald Trump.
Em vídeo divulgado hoje, Biden declara que é seu trabalho defender a democracia americana. O vídeo de três minutos começa com imagens do ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio por apoiadores de Donald Trump. O presidente americano diz que o momento é crucial para a defesa de liberdades e direitos que estão sob ameaça.
“Este não é um momento para ser complacente”, diz ele. “É por isso que estou concorrendo”. E encerra com a seguinte frase: “Vamos terminar o trabalho”. A vice-presidente Kamala Harris, 58, será novamente a companheira de chapa à reeleição.
Veja o vídeo da candidatura de Biden.
Every generation has a moment where they have had to stand up for democracy. To stand up for their fundamental freedoms. I believe this is ours.
That’s why I’m running for reelection as President of the United States. Join us. Let’s finish the job. https://t.co/V9Mzpw8Sqy pic.twitter.com/Y4NXR6B8ly
— Joe Biden (@JoeBiden) April 25, 2023
A pergunta que a maioria dos americanos se faz nesse momento é: Biden estaria velho demais para concorrer a um segundo mandato?
De longe, o democrata já é o presidente mais velho da história dos Estados Unidos a disputar uma reeleição e analistas eleitorais acreditam que Biden enfrentará muitas perguntas sobre sua idade durante a campanha, pois, em 2029, ao final de um eventual segundo mandato, ele estaria com 86 anos. “É legítimo que as pessoas levantem questões sobre a minha idade”, disse o presidente no início deste ano. “E a única coisa que posso dizer é, observe-me.”
Até aqui o principal nome para a disputa de votos com Biden também já não é tão novo assim. Donald Trump tem 76 anos, quatro a menos do que o democrata. Se esse cenário de disputa for confirmado, os americanos terão uma campanha acirrada em que os dois postulantes ao cargo pertencem à terceira idade.
A confirmação da candidatura de Biden é quase certa dentro do Partido Democrata, afinal, não há grandes nomes para a disputa interna. O problema pode estar no nível de aceitação ou rejeição a Biden. Uma pesquisa recente feita pela NBC News revelou que 70% dos americanos, e mais da metade dos democratas, acreditam que o presidente não deveria concorrer novamente até porque Biden se elegeu afirmando que cumpriria apenas um mandato.
A maioria dos entrevistados entende que o democrata não deveria concorrer à reeleição por causa da idade avançada. 48% disseram que essa é uma “grande preocupação”. A última pesquisa Reuters/Ipsos, divulgada em 19 de abril, mostra que Biden tem 39% de aprovação popular.