Empresário provoca confusão ao retirar o selo de personalidades como o papa Francisco, Bill Gates, Cristiano Ronaldo, Justin Bieber e Lady Gaga
Milhares de perfis com amplo reconhecimento público, como os de celebridades e políticos, e também os de muitos jornalistas, apareceram sem o símbolo de verificação no Twitter. De acordo com Elon Musk, a partir de agora a rede social só fornecerá o selo se a pessoa estiver disposta a pagar por ele e já anunciou os valores para isso. A verificação custa US$ 8 mensais (R$ 40) pelo programa Twitter Blue, uma manobra que, segundo o empresário, “vai democratizar o jornalismo e a voz das pessoas”.
Superfamosos tiveram o selo de verificação retirados da noite para o dia. O Papa Francisco, Justin Bieber, Cristiano Ronaldo, Beyoncé, Bill Gates, Lady Gaga, Oprah Winfrey e muitos outros não foram poupados pelo empresário. O Twitter não divulgou nenhum número, mas um analista de tecnologia afirmou que o número de assinantes parece ser uma fração muito pequena de sua base de 300 milhões de usuários.
Existe um processo de verificação envolvido no pagamento, mas também já existem exemplos de contas falsas que optam por pagar, a fim de se passar por indivíduos e organizações de alto perfil. No início deste mês, o especialista em finanças pessoais Martin Lewis descobriu uma conta assinada, em seu nome, promovendo um golpe de criptografia para milhares de seguidores.
Musk disse que não achava justo o Twitter decidir quem era importante sob o antigo regime. Mas há relatos de algumas pessoas receberam a oferta de verificação gratuita. O fundador da plataforma de investigação Bellingcat, Elliot Higgins, confirmou ser uma delas. Musk também afirmou ter pago pessoalmente pelas assinaturas de Stephen King, LeBron James e William Shatner – todos são críticos do modelo de assinatura mensal do Twitter Blue.
Empresas no Twitter
Além do selo Azul, o Twitter também oferece o Golden, dourado, para empresas, e Grey, cinza, para instituições governamentais. Mas isso custa caro, mais de 1.000 dólares mensais e também envolve negociações sobre anúncios das empresas na rede.
A BBC diz que não pagará pela verificação e já perdeu seu “selo de ouro” verificando-a como uma organização de notícias.
As pessoas geralmente não gostam de deixar as comunidades e o Twitter pode ser pequeno e caótico – quando comparado com outras redes – mas é considerado influente. Celebridades como o cantor Elton John, o comediante Stephen Fry e a modelo Gigi Hadid fecharam suas contas desde a compra de Musk.
Musk pagou US$ 44 bilhões pela companhia (cerca de R$ 235 bilhões na cotação de outubro de 2022, quando a aquisição foi concluída), ele havia prometido se desfazer do símbolo azul, para ele esse sistema diferenciava os usuários entre “nobres e vassalos”. E o bilionário cumpriu a promessa no mesmo dia em que o Starship, seu superfoguete, explodiu no ar durante um voo de teste.