CIÊNCIA
European Space Agency - ESA

Lançada com sucesso missão que vai buscar vida alienígena nas luas geladas de Júpiter

A nave vai explorar as quatro luas de Júpiter, à procura de reservas de água e sinais de vida extraterrestre

Da redação | 10 de abril de 2023 - 20:55
European Space Agency - ESA

Após um adiamento por condições climáticas desfavoráveis, a Agência Espacial Europeia (ESA) lançou com sucesso nesta sexta-feira a missão Juice que vai explorar as quatro luas de Júpiter, Io, Europa, Ganimedes e Calisto. O foguete Ariane 5 foi lançado do espaçoporto da ESA na Guiana Francesa, conforme programado.

A missão Jupiter Icy Moons Explorer (Juice) é composta por um satélite que vai em uma jornada de oito anos para alcançar as luas geladas do gigante planeta gasoso. A espaçonave vai usar uma técnica semelhante a um estilingue gravitacional em torno da Terra e de Vênus para obter energia suficiente e alcançar Júpiter. A ESA investiu US$ 1,7 bilhão na missão.

Neste vídeo você acompanha o momento da decolagem e, na sequência, o processo de separação dos propulsores de combustível sólido do foguete e o desacoplamento da sonda Juice que vai entrar na órbita do planeta gasoso.

A espaçonave vai em busca de reservas de água em mundos distantes da Terra, no espaço profundo e na órbita do planeta Júpiter. “Gostaríamos de ver se existem lugares ao redor de Júpiter onde a vida poderia ter começado. Precisamos encontrar um lugar com energia interna e água líquida”, afirmou Olivier Witasse, cientista que integra a missão. “Com as luas geladas de Júpiter, temos boas razões para acreditar que há mais água do que na Terra.”

vida alienígena

Da esquerda para a direita, as luas geladas de Io, Europa, Ganimedes e Calisto (Imagem: NASA/JPL/DLR)

Anteriormente, sondas americanas descobriram que três das principais luas de Júpiter – Ganimedes, Calisto e Europa – são recheadas de gelo que cobrem vastos oceanos de água líquida, pré-requisito necessário para a existência de vida na Terra, o que alimenta a expectativa de encontrar sinais de vida em outros mundos.

“Se alguma vez houve um segundo melhor lugar para procurar vida é lá”, garante o astrônomo americano Neil deGrasse Tyson sobre o potencial das luas geladas que espalham água e material orgânico no espaço a partir de um oceano subterrâneo.

Viagem longa

Será uma viagem demorada. Para se ter ideia, uma viagem a Marte leva cerca de oito meses. Mas, da Terra até Júpiter a sonda Juice levará cerca de oito anos para atingir a órbita do gigante gasoso. Se tudo sair conforme o planejado, Juice entrará na órbita de Júpiter em julho de 2031, quando já terá sido ultrapassada por outra sonda, a Europa Clipper da NASA, que está fazendo uma rota mais curta, usando sobrevoos da Terra e de Marte, para chegar lá em abril de 2030.

A missão de Juice estará centrada em Ganimedes, a maior lua do sistema solar. Depois de uma série de incursões a Calisto e Europa, a sonda europeia entrará em órbita permanente em torno de Ganimedes, em 2034.

Os cientistas esperam chegar a resultados surpreendes com a missão Juice. Se confirmarem a existência de vida em outro planeta do sistema solar além da terra, seria a indicação de que, provavelmente, a vida se espalhou por toda a galáxia.

Leia também:
NASA identifica os países que mais emitem gases poluentes
Nadar nas águas do Sena, sem medo da poluição?

+ DESTAQUES