Trump pai foi detido em 1927 e 1976. Ele ficou conhecido como um magnata dos imóveis
The Washington Post
Esta não foi a primeira vez que um Trump é preso. O pai do ex-presidente, Fred Trump foi preso duas vezes: em 1927, durante um motim da Ku Klux Klan – o grupo racista de extrema-direita, do qual era simpatizante – e em 1976 por violações de código em um prédio de sua propriedade em Maryland. Fred Trump ficou conhecido nos Estados Unidos como um empresário que ascendeu rapidamente na construção civil se tornando um magnata da área. Na época da Segunda Guerra Mundial, Trump ganhava fortunas com a construção de residências a preços acessíveis para famílias de renda média na costa leste americana, aproveitando-se do aumento no orçamento federal destinado a moradia.
A família Trump sempre utilizou um forte lobby político, com o objetivo de turbinar seus negócios. Trump pai recebeu, o apelido de o “Henry Ford da construção de casas” (em referência ao empresário que revolucionou a indústria automobilística). Embora ele fosse conhecido por defender a ideia de “economizar cada centavo”, as construções não eram de má qualidade e muitas delas estão de pé até hoje.
Polêmicas na família Trump
O empresário se aproveitava de financiamento do governo para construir projetos habitacionais, mas gastava menos do que o valor garantido pelo governo, guardando para si o dinheiro que sobrava. A prática, embora fosse legal, fez com que ele fosse convocado a testemunhar perante o Congresso americano em 1954.
“Fred Trump nunca deixou de aproveitar uma brecha fiscal. E Donald estava ao seu lado, aprendendo”, diz Gwenda Blair, autora da biografia da família, The Trumps.