INTERNACIONAL
The New York Times bate de frente com o Twitter
Conta verificada só mediante pagamento. (Foto: Pexels)

O New York Times bate de frente com o Twitter

Jornal perde a marca azul no Twitter depois de se recusar a pagar mil dólares mensais para ter o selo de verificação

Por: Mario Augusto
Da redação | 3 de abril de 2023 - 20:55
The New York Times bate de frente com o Twitter
Conta verificada só mediante pagamento. (Foto: Pexels)

Quem entrar no perfil do jornal The New York Times no Twitter, vai perceber que o grupo de comunicação perdeu o selo azul de conta verificada, após a declaração de que não pagaria a assinatura mensal de US$ 1.000 pelo serviço.

A política de cancelamento do Twitter já está em vigor. A empresa começou a remover os crachás de verificação de contas que já tinham o selo azul, mas que não aderiram à assinatura paga a partir de 1º de abril. Tanto o New York Times, como várias outras organizações e celebridades, disseram publicamente que não pagariam pelo serviço, o que despertou a ira de Elon Musk.“A verdadeira tragédia do @NYTimes é que sua propaganda nem é interessante”, afirmou o dono do Twitter em postagem na rede social. “Além disso, o feed deles é  ilegível”, ironizou.

The New York Times bate de frente com o Twitter

Conta oficial do jornal New York Times sem o selo de verificação. (Reprodução/Twitter)

Em dezembro do ano passado o Twitter anunciou a criação de três selos de verificação para organizações empresariais; contas de governos ou organizações multilaterais, além de pessoas físicas.

Para as empresas a taxa mensal e de US$1.000,00 (pouco mais de 5 mil reais) e para as contas individuais US$ 8 (cerca de 40 reais).

Dois pesos e duas medidas

As regras de cobrança de assinaturas ainda não estão muito claras. De acordo com o próprio New York Times, dez mil das organizações mais seguidas no Twitter serão isentas da cobrança, citando um documento interno do Twitter. Contas de empresas de comunicação como CNN, Los Angeles Times e Washington Post, que também anunciaram o boicote à cobrança do Twitter, apresentam o selo dourado.

The New York Times bate de frente com o Twitter

Conta do jornal Washington Post com o selo dourado, mesmo não tendo pago pela assinatura. (Reprodução/Twitter)

Estranhamente, mesmo contas do New York Times, como o New York Times Arts e New York Times Travel, também aparecem com o selo ouro de verificação, o que revela um certo descontrole interno do Twitter.

The New York Times bate de frente com o Twitter

Vai entender! Seção do jornal americano, ganhou o selo ouro de verificação. (Reprodução/Twitter)

Celebridades como o astro do basquete americano LeBron James e o rapper norte-americano Ice-T, que também criticaram o novo sistema de pagamento de taxas do Twitter, continuam com o visto azul. Até quando, ninguém sabe.

O astro do basquete americano LeBron James, que se mostrou crítico à cobrança pela verificação, continua azul. (Reprodução/Twitter)

Leia também:
Ministra francesa posa para a Playboy e gera polêmica
Rússia prende suspeita de atentado à bomba em São Petersburgo
The New York Times bate de frente com o Twitter

+ DESTAQUES