Mantenha distância daqueles que exigem admiração e se acham o máximo
Se você tem amigos que se acham simplesmente o máximo, fique longe deles. O narcisista é aquele que tem um ego nas alturas, uma opinião muito elevada sobre si mesmo, necessidade de admiração e acredita que as outras pessoas são inferiores. Além disso, demonstra total falta de empatia pelos outros.
O apreço a si mesmo é um traço fundamental na formação do ser humano, algo necessário para constituição do amor próprio e para sustentação da autoestima. No entanto, o exagero torna-se um transtorno, uma doença. É aí que se encaixa o narcisista.
As características de uma pessoa emocionalmente inteligente são: controle das emoções, desenvolvimento da automotivação e empatia no relacionamento interpessoal.
Agora vamos falar de alguns estragos que um narcisista pode fazer na vida do outro. Uma pessoa emocionalmente inteligente busca harmonia e vê o lado bom das pessoas.
Frequentemente, isso permite que ele ou ela ignore as falhas nos outros. Esse atributo é rapidamente explorado por um narcisista, que muitas vezes tem ciúme da inteligência emocional dos outros.
Uma pessoa emocionalmente inteligente tende a se apegar com segurança e entusiasmo. Ele ou ela se preocupa profundamente com um ente querido e deseja estar perto. Infelizmente, o narcisista sabe de tudo isso e explora as situações. Superficialmente apegado e fixado no controle ao invés da proximidade, um narcisista trata as pessoas em seu mundo interior mais como objetos para sua gratificação do que seres humanos com sentimentos e opiniões.
O narcisista sabe de alguma forma que o indivíduo emocionalmente inteligente pode ficar profundamente magoado se ele se retirar, então ele usa isso para obter o controle emocional. Ele ou ela abandona emocionalmente a pessoa, sabendo que o parceiro clamará e se agarrará para recuperar a proximidade com ele. Daí para a manipulação é um passo.
Em pânico e atordoado com o abandono inexplicável, o indivíduo com inteligência emocional muitas vezes luta para recuperar a proximidade sacrificando aspectos de si mesmo para preservar a conexão. Claro, isso é o que o narcisista exige e quer.