Rajadas de vento chegam a 129 km/h e granizo do tamanho de bolas de golfe atingem a região
The Washington Post
Uma cidade inteira arrasada. Pessoas feridas andando, sem rumo, depois que suas casas foram totalmente destruídas. E nenhuma sirene de tornado tocou para avisar a população sobre o perigo. Essa cena é o que o caçador profissional de tempestades Zachary Hall encontrou dirigindo para Rolling Fork, no estado do Mississipi, EUA, depois que um tornado passou.
Mais de 12 tornados atingiram o Mississippi e o Alabama, pegando os moradores de surpresa, deixando pelo menos 26 mortos e uma faixa de devastação de 160 quilômetros. 50 mil moradores estão sem energia. O tempo ruim continua ameaçando as regiões do sudeste dos Estados Unidos e do vale de Ohio.
Na cidade de Rolling Fork, a destruição foi total: casas e empresas viraram escombros, carros foram totalmente danificados e árvores enormes arrancadas, tudo consequência de um dos tornados mais devastadores da história do Mississippi. Os condados de Sharkey e Humphreys, ambas áreas rurais do estado, foram os mais atingidos. A cidade Silver City também não escapou do fenômeno.
“A perda será sentida para sempre nessas cidades”, escreveu o governador republicano do Mississippi, Tate Reeves, no Twitter. Mais tarde, ele acrescentou “Danos devastadores – como todos sabem. Isso é uma tragédia.”
As rajadas de vento atingiram até 129 km/h, enquanto chuvas de granizo do tamanho de bolas de golfe castigaram a região. Há dezenas de desaparecidos, confirmou a Agência de Gerenciamento de Emergências do Mississippi, MEMA. Outras dezenas estão feridas.
Veja o vídeo do The Washington Post com imagens da destruição e das equipes de resgate no Mississippi: