O elefante mecânico foi doado por ambientalistas que tentam impedir a crueldade contra animais
Um templo no sul da Índia, colocou um elefante mecânico para conduzir seus rituais religiosos. O robô elefante vai substituir os animais reais até então eram utilizados nos festivais do templo “Irinjadappilly Sree Krishna”, localizado no estado de Kerala. A região abriga cerca de um quinto dos cerca de 2.500 elefantes do país.
Durante anos, ativistas e pesquisadores sinalizam preocupações sobre o tratamento dos elefantes em templos religiosos. Denúncias feitas por ambientalistas mostram maus tratados a esses animais. Além de ficarem acorrentados e eles são expostos a longos rituais, em meio a altos ruídos.
Este ano, o Centro de Pesquisa em Direitos Animais chegou a enviar ao governo local uma carta sobre o aumento da mortalidade de elefantes, relatando que 138 animais morreram apenas em Kerala, entre 2018 e 2023.
O robô, que possui 3,3 metros de altura e 800 kg, foi doado ao templo pela organização People for Ethical Treatment of Animals (PETA) Índia . A iniciativa tem o objetivo de pressionar a não utilização de animais em rituais ou festividades em todo o país. “Já é hora de darmos passos mais firmes e impactantes para impedir esse abuso e permitir que os animais tenham vidas dignas e respeitosas”, afirmou a organização em um comunicado para a imprensa.
Em entrevista ao jornal Indian Express, o sacerdote do templo, Rajkumar Namboothiri, afirmou que ficaram felizes em receber o robô. “Esperamos que outros templos também pensem em substituir os elefantes por elefantes robóticos em seus rituais”, concluiu.
Veja o vídeo: