TECNOLOGIA
Chefe do YouTube anuncia fim de uma carreira de 25 anos no Google

CEO do YouTube anuncia fim de uma carreira de 25 anos no Google

Susan Wojcicki deixa o cargo de CEO do YouTube. Primeira sede do Google foi na garagem da casa dela

Por: Mario Augusto
Da redação | 18 de fevereiro de 2023 - 13:37
Chefe do YouTube anuncia fim de uma carreira de 25 anos no Google

A executiva Susan Wojcicki está deixando o cargo de CEO do YouTube depois de nove anos na função e quase 25 anos no Google, onde ingressou como uma de suas primeiras funcionárias quando a companhia ainda estava na sua fase inicial.

Wojcicki comunicou a sua saída por meio de um memorando enviado para a equipe do YouTube no final desta semana. Neal Mohan, atual diretor de produtos, será o substituto de Susan assumindo as funções como vice-presidente sênior e novo chefe do YouTube.

Susan deixa a empresa com alguns bilhões de dólares no bolso e a certeza de ter impulsionado a mais importante plataforma de mídias digitais de todos os tempos.

“Decidi deixar meu papel como chefe do YouTube e começar um novo capítulo focado em minha família, saúde e projetos pessoais pelos quais sou apaixonada”, escreveu a executiva.

Susan Wojcicki participou do desenvolvimento dos principais produtos do Google e foi responsável pela compra do YouTube, plataforma de vídeos que dirigiu por 9 anos. (Foto: Flickr)

Wojcicki estava no cargo desde fevereiro de 2014. Ela continuará como consultora do YouTube e da Alphabet, a empresa controladora do Google e das demais companhias do grupo. “Isso me permitirá recorrer às minhas diferentes experiências ao longo dos anos para oferecer conselhos e orientações no Google e no portfólio das empresas Alphabet”, destacou.

A garagem de Susan

Wojcicki ingressou no Google em 1999 como a 16ª funcionária da companhia em desenvolvimento na época. Ela foi a primeira executiva de marketing do mecanismo de busca e liderou o desenvolvimento inicial da pesquisa de imagens do Google.

Um fato curioso é que os fundadores da companhia, Larry Page e Sergey Brin, inicialmente administraram o Google a partir de um escritório montado na garagem de Susan, em Menlo Park, na Califórnia. Isso aconteceu em 1998 e alguns meses depois, em 4 de setembro, a empresa de tecnologia, produtos e serviços relacionados à internet, já havia se tornado funcional e lucrativa.

Wojcicki cresceu dentro da Google e se tornou vice presidente sênior de propaganda e comércio e conduziu os projetos do AdWords, AdSense, DoubleClick e Google Analytics. A executiva comandou o desenvolvimento do AdSense, que se tornou a segunda maior fonte de receita do Google, supervisionou o Google Video e em 2006 apresentou ao conselho de administração a proposta de compra do YouTube por US$ 1,6 bilhões.

Em 2014, ao se tornar CEO do YouTube, uma das medidas adotadas por Susan foi a promoção de uma política de aumento de salários das colaboradoras do gênero feminino, com ganhos reais de 24 a 30%, para diminuir as desigualdades econômicas dentro da empresa.

Wojcicki é casada com o diretor de gerenciamento de produtos do Google, Dennis Troper e é mãe de cinco filhos. Aliás, a executiva sempre foi uma defensora da licença-maternidade remunerada por acreditar na importância do equilíbrio entre família e vida profissional, algo que ela sempre exercitou.

Por causa de sua carreira no Google, Wojcicki figurou várias vezes na lista da revista Forbes como uma das ‘100 mulheres mais poderosas do mundo’ e em 2017 ocupou a sexta posição do ranking.

Leia também:
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia
Mergulhador australiano atacado por crocodilo escapa com vida
Chefe do YouTube anuncia fim de uma carreira de 25 anos no Google

+ DESTAQUES