INTERNACIONAL

Imagens inéditas do Titanic fornecem visão assustadora do naufrágio

Mais de um século após a perda do navio, vídeo raro, sem cortes, mostra destroços no fundo do Atlântico Norte

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 16 de fevereiro de 2023 - 21:55

Durante muitos anos, pesquisadores vasculharam o mar em busca do navio Titanic, que afundou no Atlântico Norte em 1912. Mas somente em 1986, cientistas franceses e americanos conseguiram encontrá-lo.

Imagens inéditas e sem edição da embarcação que está no fundo do oceano foram reveladas pelo Woods Hole Oceanographic Institute (WHOI), uma organização sem fins lucrativos de pesquisa oceânica mundial. O vídeo de um total de 81 minutos, publicado no YouTube, mostra os destroços do Titanic meses depois de ser descoberto. Isso só foi possível com a utilização de um equipamento sonar e uma câmera subaquática.

A filmagem foi feita em julho de 1986, quando pesquisadores liderados pela WHOI a bordo do HOV Alvin usaram tecnologia de imagem de ponta e um veículo operado remotamente, o Jason Jr., para filmar o exterior do Titanic e os quartos dentro do navio. Ele retrata, entre outras coisas, a proa, a cabine de um oficial de ponte, uma janela da área VIP, muitos detritos e um lustre ainda pendurado no teto.

As imagens inéditas foram divulgadas pela maior instituição independente de pesquisa oceanográfica do mundo. (Foto: Woods Hole Oceanography Institution)

O local naufrágio fica a 564 quilómetros a Sudeste de Newfoundland, no Canadá. Desde a descoberta dos destroços, partes significativas do navio desabaram ou desapareceram, gerando acusações de saques e até a assinatura de um tratado para proteger seus restos mortais.

O WHOI divulgou a filmagem por ocasião do 25º aniversário do filme “Titanic”. “Mais de um século após a perda do Titanic, as histórias humanas incorporadas no grande navio continuam a ressoar”, disse James Cameron, diretor do premiado drama romântico que levou 11 Oscars e arrecadou mais de 2.2 bilhões de dólares (11.46 bilhões de reais). “Ao liberar esta filmagem, a WHOI está ajudando a contar uma parte importante de uma história que atravessa gerações e circula o mundo”, acrescentou.

Veja algumas imagens raras e sem narração dos destroços do Titanic encontrado em 1986.

Veja abaixo o vídeo completo:

+ DESTAQUES