INTERNACIONAL

Lula e Biden fazem ampla defesa da democracia

Em encontro na Casa Branca, os dois presidentes também destacam a importância da Amazônia

Por: Carlos Taquari
Da redação | 10 de fevereiro de 2023 - 19:30

Os presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva reunidos na Casa Branca, fizeram uma ampla defesa da democracia e destacaram a importância da preservação do meio ambiente, incluindo a Amazônia. Comunicado conjunto divulgado após o encontro ressalta a intenção dos dois países de unir esforços na área ambiental. Por sua vez, o Biden prometeu pedir ao Congresso dos EUA que aprove verbas para programas de proteção da Amazônia.

Lula também falou sobre a necessidade de preservar a Amazônia. “Cuidar da Amazônia hoje é cuidar do planeta Terra. É cuidar do planeta Terra é cuidar da nossa sobrevivência. Por isso, todos nós temos a obrigação de deixar para os nossos filhos e netos um mundo melhor do que o recebemos dos nossos pais”, disse Lula.

O presidente brasileiro ainda propôs a construção de uma aliança contra o aquecimento global. “Vamos levar muito a sério essa questão do clima. E lhe digo mais uma coisa, presidente, é preciso que a gente estabeleça uma nova conversa para construir uma governança mundial mais forte, porque a questão climática, se não tiver uma governança global forte, que tome decisões que todos os países sejam obrigados a cumprir, não vai dar certo”, completou.

Por sua vez, o presidente Joe Biden reafirmou apoio à democracia brasileira. “Nós somos as duas maiores democracias do hemisfério. Brasil e Estados Unidos estão juntos rejeitando a violência política e defendendo os valores das nossas instituições democráticas”, disse o presidente norte-americano.

“Acredito que nós devemos continuar a defender juntos os valores democráticos que constituem o núcleo da nossa força. Não só no nosso hemisfério, mas no mundo. Valores como direitos humanos e Estado de Direito. São valores que nos prezamos”, completou Biden.

O presidente dos Estados Unidos também falou sobre o combate ao aquecimento global. “Nossos valores compartilhados e os fortes laços entre os nossos povos tornam o Brasil e os EUA parceiros naturais para enfrentarem os grandes desafios atuais, globais, mas especialmente a mudança climática”, disse.

Leia também:

+ DESTAQUES