CIÊNCIA

Menino de 4 anos integra grupo que reúne as mentes com maior QI do mundo

Teddy aprendeu a ler sozinho aos dois anos e aos quatro conta números em seis idiomas diferentes

Por: Júlia Castello
Da redação | 24 de janeiro de 2023 - 15:43

Atualmente com 4 anos, Teddy Hobbs é o mais jovem integrante da Mensa International, organização que reúne as pessoas com maior QI do mundo. Aos 2 anos, ele aprendeu a ler sozinho. Aos 3, foi aceito pela Mensa e, atualmente, sabe contar até 100 em 6 idiomas diferentes, incluindo o Mandarim, atual língua oficial da China. Com um QI de 145, ele está bem acima da média mundial, que fica pouco acima de 100.

Morador da pequena cidade de Portishead, na Inglaterra, Teddy aprendeu a ler vendo televisão e brincando com seu tablet.  A mãe, Beth Hobbs, conta em suas redes sociais a supressa que teve com o rápido desenvolvimento de Teddy. Segundo ela, durante a pandemia de covid-19, ao ver programas infantis na televisão, ele começou a copiar o som das letras. Ao voltar ao berçário com o fim do isolamento, ela recebeu um telefonema: “Enviaram uma professora de pré-escola para verificar se ele sabia mesmo ler e a resposta foi: “Sim, ele sabe ler”!, conta Hobbs.

Teddy, com seu diploma da Mensa, e lendo uma de suas histórias preferidas. (Foto: Betty Hobbs)

Mas as surpresas não acabam por aí. Em entrevista para a BBC, Hobbs detalha como sem querer descobriu que o filho sabia falar até o número 100 em Mandarim. “Ele estava jogando em seu tablet, fazendo esses sons que eu simplesmente não reconhecia, e eu perguntei o que era, e ele disse: “Mamãe, estou contando em mandarim”.

Gráfico mostra a quantidade de pessoas por nível de QI. Quanto maior o QI menor o número de pessoas. (Foto: Mensa International)

A Mensa International tem o objetivo de desenvolver o talento de pessoas que pertencem ao restrito grupo de apenas a 2% com o mais alto QI do mundo. Hoje, presente em mais de 100 países, a instituição foi fundada em 1946, na Inglaterra. Por meio de um teste, a Mensa consegue definir o nível do QI do indivíduo.

Múltiplas habilidades

De acordo com a instituição, existem “várias habilidades que constituem a inteligência”. Entre alguns dos membros da Mensa estão escritores, como Arthur C. Clarke, Isaac Asimov, criadores de novas tecnologias, como Markus Persson, do Minecraft, Tim Berns Lee, inventor da internet. A lista ainda inclui atletas, como o piloto brasileiro, Lucas Di Grassi.

Para a mãe do mais jovem integrante da Mensa, é importante manter o filho Teddy com os pés no chão. Ela afirma que ele está começando a perceber que seus amigos não sabem ler e não entende o porquê. “Se ele pode fazer essas coisas, tudo bem, mas ele vê como ‘sim, eu sei ler, mas meu amigo pode correr mais rápido do que eu’, então todos nós temos nossos talentos individuais”, defende. Ela também espera que ele tenha uma infância normal e brinque bastante com outras crianças, para não ficar apenas no computador.

Leia mais em:

 

+ DESTAQUES