Influência positiva de professores em sala de aula aumenta as chances de sucesso dos alunos
Um professor otimista e motivador pode estar errado ao acreditar que todos os seus alunos entrarão e se formarão na faculdade, mas o simples fato de manter uma atitude positiva de crença no sucesso do estudante em sala de aula é capaz de produzir uma porcentagem maior de diplomados do que a exposição desses mesmo alunos a professores com expectativas sombrias em relação ao futuro deles.
“Ter um professor dedicado que confia que um aluno obtenha um diploma universitário (em relação a alguém que pensa que o aluno não tem condições de chegar lá) aumenta as chances desse aluno de concluir a faculdade em cerca de dezessete pontos percentuais”, concluiu Gershenson.
Outro dado importante do estudo é que o otimismo dos professores sobre o sucesso educacional também reduziu as probabilidades de os alunos terem filhos antes dos 20 anos em cerca de 3 a 6 pontos percentuais. Tornar-se pai ou mãe tão jovem é condição que reduz as chances do jovem ir adiante nos estudos.
Gershenson analisou dados do Estudo Longitudinal Educacional (ELS) de 2002 e do Estudo Longitudinal do Ensino Médio de 2009 (HSLS). A pesquisa coletou dados de mais de 30.000 alunos após o ensino médio e em suas primeiras experiências no mercado de trabalho.
O pesquisador norte-americano tem uma visão sobre o efeito dessa postura otimista dos professores, que pode ser criticada por pessoas que acham cruel alimentar esperanças em relação aos alunos. “Estar errado sobre um aluno que finalmente conclui a faculdade implica pessimismo, o que é potencialmente prejudicial, enquanto ser excessivamente otimista é inofensivo”, disse ele.
A pesquisa de Gershenson serve de estímulo para milhares de professores vocacionados que influenciam positivamente a vida de seus alunos, incutindo em suas mentes a certeza de que eles sempre podem ir mais longe. Até onde seus ideais e seu esforço permitirem.