Na missa de Natal, o papa lembra que as vítimas dos conflitos são sempre as mais vulneráveis
Na missa de Natal, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco criticou a “fome de riquezas e de poder”, numa aparente referência à guerra na Ucrânia e outros conflitos. “Homens e mulheres em nosso mundo, em sua fome de riquezas e poder, consomem até seus vizinhos, suas mães e irmãos”.
“Quantas guerras estamos vendo e as vítimas são sempre os mais fracos e vulneráveis”, afirmou o papa, acrescenta. ndo: “Acima de tudo, penso nas crianças, devoradas pela guerra, a pobreza e a injustiça.
Francisco falou para os fiéis reunidos dentro e fora da Basílica. Apesar do inverno, cerca de 4 mil pessoas estavam reunidas na praça, em frente à igreja. Convidando os fieis a redescobrir o sentido do Natal, ele afirmou: ” Como voltar a encontrar o seu significado? E sobretudo onde ir procurá-lo? “O Evangelho do nascimento de Jesus parece escrito precisamente para isto: tomar-nos pela mão e levar-nos lá onde Deus quer”, ressaltou o Pontífice.
Ao longo da missa, o papa passou parte do tempo numa cadeira de rodas, por causa de um problema no joelho, que o impede de permanecer em pé por muito tempo.