Jogo foi equilibrado, sem ousadia dos ataques e após 1 a 1 no tempo normal e prorrogação, a Croácia foi melhor na decisão por pênaltis
O Japão, uma das surpresas da Copa do Catar até aqui, não conseguiu manter a escrita contra seleções mais tradicionais e deixa a Copa do Catar, depois de perder nos pênaltis para a Croácia.
Em dificuldades para acertar contra-ataques, os japoneses saíram na frente em jogada ensaiada num escanteio, aos 43 minutos. Cobrança curta da direita, bola alçada na área até Yoshida que escorou para o meio, para Maeda completar: 1 a 0.
No segundo tempo, a Croácia voltou a apostar na posse de bola para buscar o empate. E o resultado veio aos 10 minutos. Lovren foi ao ataque e cruzou na medida para Perisic na área. O ponta subiu entre os zagueiros e testa forte à esquerda de Gonda: 1 a 1.
A partir daí, a cautela das duas seleções ficou ainda mais nítida. Nenhum dos times se aventurou ao ataque. Resguardaram-se na defesa aguardando um lance salvador. E o tempo regulamentar terminou com empate.
Na primeira partida com prorrogação da Copa do Catar, o jogo recomeçou sem ousadia de nenhum dos lados. E os primeiros 15 minutos terminaram sem emoção, mantendo o 1 a 1. O destaque do período foi a substituição de Modric, considerado o melhor dos croatas, que desta forma ficaria fora das cobranças de pênalti, caso elas ocorressem. E no finzinho da prorrogação, o equilíbrio e o respeito mútuo ficou claro na posse de bola: 51% a 49% em favor do Japão.
Na primeira disputa de pênaltis da Copa do Catar, após um jogo sem grandes atrativos, o Japão começou cobrando. E Minamino cobrou fraco para defesa de Livakovic. Em seguida, Vlasic marcou com chute forte no canto direito de Gonda. Mitoma também errou o segundo do Japão e Brozovic fez o segundo da Croácia. Só no terceiro da série o Japão acertou com Asano. E para dar emoção, Livaja, errou o terceiro da Croácia. Na quarta cobrança japonesa, outro erro, de Yoshida. Pasilac fez em seguida e decretou a classificação da Croacia, que entra no caminho do Brasil, caso a seleção vença a Coreia à tarde.