Herança da pandemia, expressão que faz referência ao comportamento desleixado teve 93% dos votos
A expressão “modo goblin” foi escolhida como a palavra Oxford de 2022 na internet. Foi a primeira vez que a escolha foi decidida pelo voto dos internautas e a frase venceu por maioria esmagadora com 318.956 votos e 93% do total.
De acordo com a Oxford University Press, que publica o Oxford English Dictionary, modo goblin é uma gíria frequentemente usada pelos jovens e se popularizou durante a pandemia de Covid-19. A gíria descreve um comportamento preguiçoso e desleixado.
Com o isolamento social, as pessoas se trancaram em casa, passaram a trabalhar de pijama, muitas vezes com o quarto bagunçado, detalhes que não podiam aparecer nas videochamadas da escola ou da empresa, roupas jogadas e a expressão que melhor traduziu esse estado de espírito foi “estou no modo goblin” ou “vou para o modo goblin”.
Goblins são criaturas geralmente verdes que se assemelham a duendes. Eles fazem parte do folclore nórdico e se destacam nas lendas por fazerem brincadeiras de mau gosto.
À medida que as restrições da Covid foram diminuindo, o termo continuou a ser usado, uma vez que as pessoas se deram conta de que não queriam voltar ao modo como a vida era antes.
Esse desejo gerou uma ampla campanha na internet para que as pessoas votassem em ‘modo goblin’ em vez de ‘metaverso’ como a palavra do ano em Oxford.
Os especialistas alertam que é difícil argumentar contra essa lógica porque, de fato, as pessoas se sentem como duendes de vez em quando. Para Casper Grathwohl, presidente da Oxford Languages, “as pessoas estão abraçando o seu duende interior”.
“Dado o ano que acabamos de vivenciar, o ‘modo goblin’ ressoa com todos nós que estamos nos sentindo um pouco sobrecarregados neste momento. É um alívio reconhecer que nem sempre somos os ‘eus’ idealizados e curados que somos encorajados a apresentar em nossos feeds do Instagram e do TikTok”, avaliou Grathwohl.
O vice-campeão do concurso da palavra do ano de Oxford foi metaverso que recebeu 14.484 votos, seguido por #IStandWith com 8.639 votos.
Em 2021, a palavra do ano de Oxford foi vax, retratando o interesse das pessoas pela imunização após o lançamento das primeiras vacinas contra o coronavírus.