Com Fred e Militão no lugar de Neymar e Danilo, brasileiros sofreram, mas venceram com gol salvador de Casemiro e boas atuações de Vini Jr e Rodrigo
A seleção brasileira venceu a Suíça por 1 a 0, em jogo difícil e diferente da primeira partida, quando o Brasil dominou durante toda a partida. Com o resultado, a equipe de Tite já está classificada para as oitavas de final da Copa do Catar. A ausência de Neymar foi sentida principalmente no primeiro tempo, já que o meio campo sem ele não conseguia acionar os atacantes.
Aos poucos, a Suíça passou a ganhar confiança e deu algumas pontadas em contra-ataques, mas sem perigo. A prova de que o jogo era ruim é que até os 27 minutos não havia ocorrido nenhum lance de perigo.
Só então, numa jogada brasileira pela direita, Raphinha cruzou para a entrada de Vini Júnior que completou desequilibrado e bateu para defesa difícil do goleiro suíço.
Até o final do primeiro tempo, pouca coisa mais ocorreu. Um chute no meio do gol, cruzamento da esquerda, que o goleiro segurou fácil e algumas poucas chegadas suíças à área brasileira sem consequências.
No segundo tempo, o técnico Tite voltou com Rodrigo no lugar de Paquetá, com a expectativa de que o ex-santista recuperasse a organização na distribuição perdida sem Neymar. Mas pelo menos nos 15 primeiros minutos a história pouco mudou.
Ao contrário, em erros de passes defensivos, foi a Suíça que chegou com mais perigo. Nesse início da segunda etapa, apenas uma chance brasileira, em cruzamento de Vini Júnior para Richarlison, que não alcançou a bola na cara do gol.
Aos 20 minutos, finalmente o time brasileiro conseguiu organizar contra-ataque com participação de Rodrigo. A bola chegou a Vini Júlior, que entrou na área e completou rasteiro à esquerda do goleiro. Mas o juiz anulou após consulta do VAR, que apontou impedimento de Richarlison no lance.
Após o gol anulado, o Brasil passou a ter mais posse de bola e a não oferecer oportunidades aos suíços, que se fecharam na defesa, interessada no empate. Tite fez, então, duas substituições: pôs Anthony no lugar de Raphinha e Gabriel Jesus no lugar de Richarlison. E o time melhorou um pouco, até que o gol chegou e nos pés de quem menos se esperava.
Num lance de Rodrigo e Vini Júnior, que jogam juntos no Real Madrid, a bola foi tocada dentro da área para Casemiro que encheu o pé de direita, à esquerda do goleiro suíço.
Com 1 a 0 e a classificação para as oitavas de final encaminhada, o time se tranquilizou e passou a ter o domínio da partida. No final, em contra-ataques, o Brasil ainda teve boas chances, com Vini Júnior e Rodrigo, mas eles falharam na finalização. As entradas de Rodrigo, Anthony e Bruno Guimarães foram importantes na mudança de comportamento do time.