MEIO AMBIENTE

Vulcão entra em erupção após quase 40 anos e assusta no Havaí

Mauna Loa tem histórico de atividades imprevisíveis, mas por enquanto não ameaça moradores que vivem ao redor

Da redação | 28 de novembro de 2022 - 11:07

O Mauna Loa, o maior vulcão ativo do mundo, na Ilha Havaí, no arquipélago Havaí, entrou em erupção pela primeira vez em quase quatro décadas na noite de domingo, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A erupção começou por volta das 23h30, horário local, em Mokuaweoweo, a caldeira do cume de Mauna Loa, dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. Sua última erupção foi em 1984.

Funcionários do USGS disseram que a lava está restrita ao diâmetro próximo ao cume e não ameaça as comunidades na montanha. Mas eles alertaram que os ventos podem carregar gás vulcânico e cinzas finas para a vizinhança.

“Com base em eventos passados, os estágios iniciais de uma erupção do Mauna Loa podem ser muito imprevisíveis e a localização e o avanço dos fluxos de lava podem mudar rapidamente”, de acordo com o USGS.

Mauna Loa, um dos vulcões mais ativos da Terra, entrou em erupção 33 vezes desde 1843, de acordo com o USGS. Nas erupções até 1959, chegou a causar danos em casas de vilas próximas, mas não matou.

 

+ DESTAQUES