POLÍTICA
Biden, dificuldades na Câmara à frente (Foto: AP)

Eleições nos EUA: republicanos reconquistam a Câmara por pouco

A definição de maioria para o Partido Republicano foi contabilizada pela rede CBS News, já que a apuração não terminou

Da redação | 17 de novembro de 2022 - 10:10
Biden, dificuldades na Câmara à frente (Foto: AP)

Os republicanos garantiram os 218 assentos necessários para a maioria na câmara baixa do Congresso uma semana após as eleições de meio de mandato, segundo projeção final da rede CBS News. Embora com margem ínfima na Câmara dos Deputados, o resultado foi o suficiente para que os republicanos possam complicar a agenda do presidente Joe Biden pelos próximos dois anos.

Kevin McCarthy, líder dos republicanos na Câmara, comemorou o resultado. O partido de oposição a Biden, que esperava reconquistar o controle de ambas as câmaras, teve desempenho abaixo das expectativas nas eleições e os democratas conseguiram manter o controle do Senado.

Os republicanos, no entanto, ganharam a cadeira de que precisavam para a maioria na Câmara na quarta-feira, ao vencer no 27º distrito da Califórnia com o atual presidente Mike Garcia.

O Partido Republicano está prevê obter entre 218-223 assentos na Câmara, do total de 435 assentos, de acordo com a rede CBS.

Mas com os votos em várias disputas ainda sendo contados, o tamanho exato da maioria pode demorar dias ou até semanas.

McCarthy, que foi escolhido por republicanos de base na terça-feira para ser seu candidato para substituir a democrata Nancy Pelosi como próxima presidente da Câmara, disse que a Câmara foi “oficialmente invertida”.

“Os americanos estão prontos para uma nova direção e os republicanos da Câmara estão prontos para entregar”, tuitou o congressista da Califórnia na noite de quarta-feira.

Biden, dificuldades na Câmara à frente (Foto: AP)

+ DESTAQUES