Espécie armazena alucinógeno como defesa, que provoca sérias doenças
Pesquisadores do National Park Services (NPS), dos Estados Unidos, divulgaram um alerta dirigido aos grupos de jovens e adultos que procuram uma espécie de sapo que carrega na pele uma substância chamada bufotenina. Dependentes químicos costumam lamber a pele do sapo para obter um efeito alucinógeno.
Cientificamente conhecida como Bufo Marinus, a espécie é popularmente chamada de Sapo de Sonora, pelo fato de que é comum no deserto que se espalha entre os Estados da Califórnia e Novo México, nos Estados Unidos. Os traficantes ou dependentes que conhecem o produto há mais tempo, extraem o líquido tóxico das glândulas do sapo e desidratam, transformando numa pasta, semelhante a outras drogas. Mas há aqueles que não querem esperar muito tempo e acabam passando a própria língua nas costas do animal, para alcançar o efeito, uma vez que a substância é tão forte que escapa das glândulas para a pele.
A bufotenina, ou 5-MeO-DMT na classificação científica, é cinco vezes mais potente do que alguns opióides vendidos em compridos. Para se defender, o sapo lança a substância naqueles que se aproximam. Uma pequena quantidade é suficiente para matar um cachorro. E, nos humanos, conforme o alerta do NPS, a bufotenina contrai os vasos sanguíneos e provoca um violento aumento na pressão, o que pode comprometer vários órgãos. De acordo com os pesquisadores, a droga deixa a pessoa imobilizada e, quando o efeito passa, provoca várias reações, como convulsões e até desmaios.
O alerta divulgado no Facebook do NPS registrou mais de 20 mil acessos em poucas horas. A preocupação dos pesquisadores é com o fato de que personalidades conhecidas do mundo artístico e das redes sociais divulgaram comentários sobre o assunto, despertando a curiosidade de pessoas inexperientes, que correrão sérios riscos com esse tipo de experiência.
Descoberta no século passado, a Bufotenina é uma droga considerada ilegal nos Estados Unidos. Isto significa que é proibida a venda, compra ou posse.