INTERNACIONAL

Trump culpa Democratas por invasão do FBI a sua casa

O ex-presidente diz que operação pretende tirá-lo da eleição presidencial de 2024

Por: Ismael Pfeifer
Da redação | 9 de agosto de 2022 - 10:06

A mansão do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi invadida em operação de busca e apreensão por agentes do FBI, a polícia federal americana, ontem à noite. Evento desse tipo contra um presidente dos EUA não tem precedentes.

Dizendo-se indignado, Trump, que não estava na casa, divulgou imediatamente o que acontecia em sua residência em comunicado nas redes sociais.

Mansão de Trump na Florida

Mansão de Trump na Flórida, vasculhada pelo FBI na 2a feira  

“Estes são tempos sombrios para nossa nação, pois minha linda casa, Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida, está atualmente sitiada, invadida e ocupada por um grande grupo de agentes do FBI. Nada parecido com isso já aconteceu com um presidente dos Estados Unidos antes”, reclamou Trump.

O ex-presidente culpou a “extrema esquerda” do Partido Democrata pela ação que, segundo ele, teria o objetivo de impedir sua candidatura e seu retorno à Casa Branca nas eleições de 2024. Mar-a-Lago é um resort de luxo em Palm Beach, comprado por Trump em 1985.

Durante o governo do republicano, o resort foi usado como espécie de escritório não oficial do governo. Foi ali que ele recebeu inclusive o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

Cofre arrombado

Trump criticou a ação policial, que classificou como “desnecessária” e “inapropriada”. Trump ainda alegou que já havia cooperado com as investigações.

“Eles até arrombaram meu cofre! Qual é a diferença entre isso e Watergate, quando os agentes invadiram o Comitê Nacional Democrata?”, escreveu.

O FBI não deixou claro o motivo da operação, que tipo de mandado está sendo executado e o que os agentes federais estão procurando.

Mas ao que tudo indica a ação faz parte de uma investigação conduzida pelo Departamento de Justiça sobre a invasão do Capitólio, sede do congresso dos EUA, ao final da eleição presidencial em que Trump foi derrotado pelo Democrata Joe Biden.

+ DESTAQUES