ECONOMIA

Uber vai virar mídia, mas publicidade não deve reduzir preço das corridas

A empresa anunciou a novidade da venda de anúncios que serão visualizados pelo usuário antes e durante a viagem

Por: Júlia Castello
Da redação | 26 de outubro de 2022 - 13:48
Tatum Hunter, do Washington Post
com Julia Castello, de São Paulo

A Uber anunciou que vai passar a publicar anúncios publicitários em seus canais voltados aos usuários. O objetivo é faturar com o extenso volume de dados dos consumidores da empresa, incluindo histórico de viagens e compras. A inserção de propagandas será realizada tanto antes como durante a corrida, por meio do aplicativo.

“Enquanto você espera para fechar uma corrida com um motorista, um anúncio aparecerá no aplicativo, e anúncios da mesma marca continuarão a ser exibidos durante a viagem”, explica Carissa Simons, gerente sênior de comunicações corporativas da Uber.  A empresa também tem testado tablets de publicidade nos carros.

Com mais de 122 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, esta não é a primeira vez que a Uber tenta inserir propaganda em seu sistema. Mas especialistas e o próprio mercado apontam que este é um momento especialmente oportuno para o novo projeto de mídia da empresa.
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Como as principais plataformas para smartphones do mundo, Apple e o Google, passaram a permitir o bloqueio de alguns sistemas de rastreamento de usuários, como os cookies, bancos de dados de perfis como os da Uber passaram ser modelo valioso para segmentar consumidores para a introdução de mídia.

“Os dados primários, ou o tipo de informação que os clientes fornecem de bom grado a uma empresa, estão se tornando especialmente valiosos, e a Uber dispõem deles em grande quantidade”, explica o chefe de de estratégia de produto e mercado da empresa de tecnologia de publicidade Branch, Alex Bauer.

Em 2021, a queda de usuários de aplicativos como a Uber foi de 22% em comparação com o período pré-pandemia (Foto: FreePik)

Impacto para o consumidor final

Entretanto, o faturamento com os anúncios não deve diminuir os custos de viagens para os usuários. Pelo menos a empresa não deixou claro se isso deve beneficiar seus consumidores. Empresas de streaming como Netflix e Amazon já publicam anúncios em suas plataformas, servindo para reduzir, no caso da Netflix, o valor da assinatura.

A possibilidade de diminuir o preço das corridas da Uber poderia ser uma boa notícia para os usuários, já que houve um aumento do valor nos últimos anos, principalmente devido ao aumento dos combustíveis.

De acordo com a empresa de análise YipitData, as tarifas médias da Uber nos Estados Unidos aumentaram cerca de 37% desde setembro de 2019. No Brasil também houve aumento. Entre junho do ano passado e 2021, a alta no valor de aplicativos de transporte foi de 43%, segundo dados da startup Mobills.

Devido ao aumento, a Uber perdeu parte dos usuários no Brasil, enquanto cresceu a busca pelos taxis em até 40%. De acordo com um estudo da plataforma de Gestão de Mobilidade, Mobicity, que entrevistou mais de 1.100 usuários em todo o país, sete em cada dez corridas em 2021 foram feitas por carros particulares, como a Uber.  Entretanto, em comparação com a quantidade antes da pandemia, houve queda de 22%.

Benefício para colaboradores

Embora não afete diretamente os consumidores, a Uber afirmou que a publicidade ajudaria a gerar renda extra para os motoristas. “Acreditamos que a publicidade no Uber se transformará em um forte fluxo de receita – inclusive para motoristas que podem se beneficiar de iniciativas como capotas e tablets no carro – que podem oferecer preços ainda mais atraentes para os passageiros”, afirmou a gerente sênior de comunicações corporativas da empresa. Entretanto, ela se recusou a dizer se os preços das corridas diminuíram para os passageiros.

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