CIÊNCIA

Descoberta a química responsável pela origem da vida

Estudo trará grandes contribuições para entender como a vida se formou na Terra há bilhões de anos 

Por: Lucas Saba
Da redação | 7 de outubro de 2022 - 21:55

Há séculos os cientistas tentam entender a origem da vida na Terra. A resposta para essa pergunta pode ter sido finalmente encontrada por estudiosos da Universidade de Purdue, de Indiana, nos Estados Unidos. Os pesquisadores afirmam ter descoberto a “química por trás da origem da vida” no planeta em uma simples gotícula de água. Graham Cooks, professor de química em Purdue e autor do artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, chamou de “descoberta dramática” e o “ingrediente secreto para construir a vida”.  Segundo o artigo, a descoberta pode trazer grandes contribuições para entender como a vida na Terra se formou há bilhões de anos.

A pesquisa se sustenta na teoria que a vida na Terra começou nos oceanos. Para os cientistas os aminoácidos chegaram na Terra há bilhões de anos através de chuvas de meteoritos. Isso evoluiu para os peptídeos, que são considerados os responsáveis pela construção da proteína e, em seguida, da própria vida.

origem da vida

Molécula de água armazena ingrediente responsável pela evolução da vida no planeta.

“Esta é essencialmente a química por trás da origem da vida”, afirma Cooks.  “É a primeira demonstração de que moléculas primordiais, aminoácidos simples, formam peptídeos espontaneamente, os blocos de construção da vida, em gotículas de água pura”.

Outros pesquisadores estão endossando a importância desse estudo. “Acho essa descoberta realmente fascinante”, disse Alan Doucette, professor da Universidade Dalhousie, em Nova Escócia, Canadá, e especialista no campo da espectrometria de massa, que não esteve envolvido na pesquisa. “Para mim, a evidência parece estar crescendo. Há algo realmente único e extraordinário sobre a química dentro de pequenas superfícies de gotículas de água”, acrescentou.

Onde tudo começou?

Para Graham e seu time de pesquisadores as reações químicas dentro das gotas de água mostrou que esse processo da evolução da vida pode ocorrer em ambientes aquosos e não aquosos gerando movimentos extremamente rápidos onde as gotas de água encontram a atmosfera. Essa conclusão poderia explicar como a vida prosperou onde o mar encontra a terra, ou onde a água doce atravessa paisagens férteis pelo mundo.

Os cientistas afirmam que esses blocos de construção da vida podem se formar espontaneamente na própria água, sem a necessidade de outros catalisadores. “As taxas de reações em gotículas são de cem a um milhão de vezes mais rápidas do que os mesmos produtos químicos reagindo em solução a granel”, disse Cooks.

Essa descoberta pode ajudar a entender os processos básicos envolvidos na formação da vida na Terra – o que, por sua vez, também contribui a investigar se realmente estamos sozinhos no universo.

Leia também:
Uma toalha de mesa suja de molho pelos Beatles agora pode valer US$ 25 mil

+ DESTAQUES