Objetivo da vigilância seria investigar antigos e atuais funcionários da empresa
A denúncia foi publicada pela Forbes, uma das revistas mais conceituadas de negócios e economia do mundo. Sob o título “O pai do TikTok ByteDance planejava usar a rede social para monitorar a localização de cidadãos americanos”, a revista divulgou um relatório atribuído a fontes da empresa.
De acordo com esta versão, há um projeto, atribuído a uma equipe liderada por Pequim, que busca acessar dados de localização de alguns usuários dos EUA. A rede social, no entanto, negou.
O objetivo dessa vigilância seria investigar sobre possíveis más condutas de funcionários atuais e antigos da empresa. Entretanto, os jornalistas investigativos também observaram que, entre os alvos, estava um americano que nunca teve vínculo empregatício com eles.
Segundo a porta-voz da rede social, Maureen Shanahan, em resposta à matéria da Forbes, existe, sim, uma coleta de informações sobre localização das pessoas, mas tem como único objetivo ajudar a direcionar conteúdos mais proveitosos para esses usuários.
De acordo a Forbes, a China também tenta obter o acesso livre aos dados pessoais de outros americanos. “O TikTok está supostamente perto de assinar um contrato com o Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS) do Departamento do Tesouro, que avalia os riscos à segurança nacional representados por empresas de propriedade estrangeira, e vem investigando se a propriedade chinesa da empresa poderia permitir que os chineses governo para acessar informações pessoais sobre usuários do TikTok nos EUA”, diz a reportagem.
O TikTok usou o Twitter para se defender. Eles afirmaram que a revista carece de “rigor e integridade jornalística”. Em resposta, um porta-voz da Forbes afirmou à BBC News que estão confiantes sobre o fornecimento das informações e que mantém a reportagem publicada.
Veja a série de tweets realizados pela rede social como resposta (clique em “Read the full conversation on Twitter” para ver tudo):
1/ @Forbes' reporting about TikTok continues to lack both rigor and journalistic integrity. https://t.co/HYF16KezqS
— TikTokComms (@TikTokComms) October 20, 2022
Leia mais: