SAÚDE

Solte a voz e… azar dos outros

Pesquisadores descobriram que cantar melhora a função cerebral

Por: Lucas Saba
Da redação | 21 de julho de 2022 - 20:09

Cantar no chuveiro pode ser ruim para os outros que vivem sob o mesmo teto, mas ajuda a prevenir várias doenças. Estudos desenvolvidos na Escola de Medicina da Universidade de Oslo, Noruega, mostram que pessoas que sofrem de distúrbios de fala conseguem melhorar a fluência e dicção se adotarem a rotina de soltar a voz no chuveiro. Isso acontece porque a ação de cantar é considerada uma “terapia de entonação melódica”, segundo a pesquisa.

O estudo consistiu em avaliar o cérebro para testar o quanto a atividade de cantar ajudava na saúde mental das pessoas. Em uma comparação feita pelos pesquisadores com jovens, adultos e idosos, descobriu-se que, com o passar do tempo, a capacidade de cantar não se deteriora como a maioria das pessoas imagina.
Leia também:
■ BEREAL
■ Turbine sua memória
Quem canta combate os distúrbios.

Quem canta combate os distúrbios. Foto: Pexels

Para o professor Christian Drevon, da Universidade de Oslo quanto mais exercitar o cérebro, melhor “O cérebro é como um músculo. Se você treina a voz e tonifica, como se faz para cantar, está exercitando o cérebro e isso tem reflexos na fala. É claro que existem outras maneiras de treinar o cérebro, mas cantar é um ótimo exemplo de atividade que pode ajudar a melhorar a função cerebral”.

Os estudos mostram também que cantar no chuveiro ajuda no combate a distúrbios mentais e até mesmo a prevenir doenças como o Alzheimer.

+ DESTAQUES