O desejo esbarra no próprio estresse natalino, que é o principal causador da perda de sono nos finais do ano, apesar das folgas no trabalho
Dois em cada três americanos têm o mesmo desejo como presente para este Natal: dormir mais! É o que mostra uma pesquisa divulgada recentemente pela OnePoll, com 2 mil pessoas nos Estados Unidos. O mesmo levantamento revela, por ironia, que os preparativos para as festas de fim de ano fazem muita gente perder o sono.
Na correria por presentes e saber onde passar Natal e Ano Novo, o que mais tira o sono das pessoas são as tarefas de cozinha (36%), estresse por compras (34%), estresse financeiro (34%) e família (30%).
Isso tudo ocorre porque, diante da correria do dia a dia, muitas pessoas aproveitam a noite para cumprir com obrigações que não foram possíveis de se realizar durante o dia. Um exemplo são os famosos presentes de amigo secreto.
A Black Friday também mostrou ser outra data que tira o sono das pessoas (17%).
Segundo um estudo divulgado pela revista médica JAMA Network Open, os americanos estão sendo cada vez mais privados das horas de sono necessárias para se recompor.
Leia mais:
Ao todo, 9 mil pessoas com mais de 20 anos foram avaliadas entre os anos de 2017 e 2020. Quase 30% alegaram problemas para dormir e 27% afirmam ter muito sono durante o dia. Isso tudo se dá pelo chamado “déficit do sono”.
Um em cada 10 adultos tem déficit diário de uma ou duas horas de sono. Ou seja, as pessoas não estão dormindo a quantidade ideal para um bom descanso. E, com o passar dos dias, vão criando os “débitos de sono”, aumentando os riscos de doenças como as cardíacas, obesidade, demência, distúrbios de humor, ansiedade e depressão.
Uma dica dada pelos pesquisadores é tentar compensar as horas não dormidas durante as folgas. Embora não seja o ideal, é uma alternativa para manter o corpo mais descansado e preparado para a vida corrida do dia a dia.