SAÚDE
Foto: Redes Sociais

Robert De Niro tem mais um filho, o sétimo, aos 79 anos

Ator se junta a Mick Jagger e outras celebridades que tiveram filhos com mais de 60 anos

Por: Júlia Castello
Da redação | 10 de maio de 2023 - 14:28
Foto: Redes Sociais

O ator norte-americano, Robert De Niro tornou-se pai novamente, aos 79 anos. O anúncio foi feito durante uma entrevista sobre seu último filme, About My Father. O astro vencedor de dois Oscars já tinha seis filhos. De Niro é  apenas uma das várias celebridades masculinas ​​que tiveram filhos mais velhos. Além dele, Mick Jagger, Richard Gere, Charlie Chaplin, Julio Iglesias, Alec Baldwin e Rod Stewart fazem parte da lista.

O vocalista da famosa banda de rock, Rolling Stones, Mick Jagger, teve seu oitavo filho aos 73 anos com sua então namorada Melanie Hamrick. Já o cantor britânico, Rod Stewart, teve seu oitavo filho, Aiden, aos 66 anos com sua esposa, Penny Lancaster. O cantor espanhol, com fama mundial, Julio Iglesias, teve seu quinto filho, Guillermo, aos 63 anos com sua esposa, Miranda Rijnsburger.

No cinema, o mesmo acontece. O ator Alec Baldwin teve seu sétimo filho com a esposa aos 64 anos. Também compõe a lista o lendário ator e cineasta, Charlie Chaplin. Chaplin teve seu 11º filho, Christopher, aos 73 anos com sua quarta esposa, Oona O’Neill.

Aos 79 anos, Robert De Niro anuncia a chegada do seu sétimo filho

O número de mulheres que engravidam mais velhas também cresceu em alguns países. No Brasil, estima-se que houve um crescimento de 39% de mães com 30 a 39 anos nos últimos anos. (Foto: Unplash)

O que diz as pesquisas

Estas histórias reforçam o mito de que “a fertilidade masculina dura para sempre”. Entretanto, pesquisadores e médicos discordam entre si das consequências da paternidade tardia.  Um estudo recente de Londres, na Inglaterra, mostrou que a probabilidade de um nascimento saudável é de 33% menor se o pai tiver mais de 50 anos. Outra pesquisa, publicada no Journal of Assisted Reproduction and Genetics, em 2018, mostrou que há um aumento de doenças genéticas para filhos de pais com mais de 40 anos.

Com a idade, anormalidades nos cromossomos do esperma são mais comuns. Com isso, os bebês apresentam maior chance de distúrbios raros de um único gene, anomalias congênitas e ainda condições psiquiátricas, como autismo e esquizofrenia.

Por outro lado, uma pesquisa de 2017, da Kings College London, descobriu que há alguns benefícios para os filhos nascidos de pais mais velhos. De acordo com o estudo, estas crianças tendem a ser mais inteligentes e mais habilidosas para disciplinas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

A explicação, entretanto, não tem a ver com questões biológicas, mas, sim sociais. Segundo os pesquisadores os pais mais velhos tendem a ter melhor status socioeconômico, o que permite que seus filhos cresçam em um ambiente mais enriquecido, aumentado por uma melhor escolaridade.

Leia mais em:

+ DESTAQUES