INTERNACIONAL

ONU condena invasão da Ucrânia pela Rússia

Resolução pede a assinatura de um acordo de paz "justo e duradouro"

Por: Carlos Taquari
Da redação | 23 de fevereiro de 2023 - 18:28

A Assembleia Geral da ONU aprovou nesta quinta-feira uma resolução condenando a invasão da Ucrânia pela Rússia e pediu o estabelecimento de um acordo de paz abrangente, justo e duradouro, de acordo com os princípios da Carta das Nações Unidas. O texto aprovado também exige a retirada das tropas russas do território da Ucrânia e a suspensão imediata dos combates.

A reunião ocorre no momento em que a invasão da Ucrânia pela Rússia completa um ano. No total de 141 países votaram a favor da resolução, 32 se abstiveram e 7 aliados de Moscou votaram contra.

Ao contrário de outras votações sobre o tema, quando se absteve, o Brasil votou a favor da resolução. Foi o único dos países do Brics – China, Índia e África do Sul – a assumir essa posição.

Acompanhe a repercussão das autoridades pelo mundo e como cada país votou:

Sou grato a todos os países que aprovaram a resolução crucial nos “Princípios da Carta” na Assembleia Geral das Nações Unidas que reforçam a paz abrangente, justa e duradoura na Ucrânia.

A comunidade global, especialmente o povo da #Ucrânia, precisa de paz. O projeto para essa paz está na Carta da ONU. Prestes a completar 1 ano de Guerra, a Alemanha fez um forte apelo por paz na 11ª Sessão Especial de Emergência da AssembleIa Geral das Nações Unidas #UNGA.

LEIA MAIS

Leia também:
■ O momento em que o crocodilo ataca idosa e cachorro. Veja o vídeo:
■ Portugal vai conceder visto automático de residência a brasileiros

+ DESTAQUES