GUERRA
Novos ataques russos forçam desligamentos de energia na Ucrânia

Novo ataque russo deixa Kiev sem luz e agrava inverno ucraniano

70 mísseis russos foram disparados contra centrais de energia pouco depois de drones bombardearem aeródromos da Rússia

Por: Mario Augusto
Da redação | 6 de dezembro de 2022 - 10:33
Novos ataques russos forçam desligamentos de energia na Ucrânia

Após a oitava onda de ataques da Rússia com mísseis contra centrais de energia, a Ucrânia ampliou os cortes de luz e água em várias regiões do país. De acordo com autoridades ucranianas, quatro pessoas morreram nos ataques que ocorreram nesta na segunda-feira (05/11).

Pelo menos 70 mísseis russos foram disparados contra a infraestrutura civil ucraniana. A maioria deles teria sido abatida no ar, segundo informou em vídeo o presidente Volodymyr Zelensk. Muitas regiões foram afetadas e, por causa dos ataques, metade da região de Kiev permanecerá sem eletricidade nos próximos dias.
Novos ataques russos forçam desligamentos de energia na Ucrânia

Os blackouts em Kiev estão mais frequentes. (AP Photo/Andrew Kravchenko)

Durante a noite, mais mísseis atingiram usinas de energia elétrica e casas residenciais perto da cidade de Zaporizhzhia, no sul do país.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia
Risco de hipotermia
A situação começa a ficar crítica com a chegada do inverno e da neve. Em muitas regiões, a temperaturas já estão abaixo de zero e milhões estão sem eletricidade, gás e água corrente. Há temores de que milhares de pessoas morram de hipotermia.
Ataques em série
Os ataques desta segunda-feira fazem parte da oitava onda de ataques maciços de mísseis da Rússia em oito semanas e ocorreram poucas horas depois de uma série de explosões com drones em dois aeródromos militares no interior da Rússia.
Moscou culpou a Ucrânia pelos ataques que mataram três militares russos e danificou duas aeronaves na região de Ryazan e Saratov. O presidente da Ucrânia não comentou publicamente sobre esse ataque com drones.

Os dois aeródromos atingidos estão localizados a centenas de quilômetros da fronteira com a Ucrânia e abrigam bombardeiros estratégicos russos que têm sido usados ​​para atacar a Ucrânia desde que a guerra começou em 24 de fevereiro.

Ataques crescem após perdas russas

Os ataques russos contra a rede elétrica da Ucrânia se intensificaram a partir do dia 10 de outubro, após uma série de pesadas derrotas militares no campo de batalha. Líderes ocidentais afirmam que os ataques russos caracterizam crime de guerra, devido aos enormes estragos causados ​​à infraestrutura civil.

Especialistas acreditam que a estratégia russa ao atacar a infraestrutura de energia é de desmoralizar e aterrorizar a população ucraniana, em vez de obter qualquer vantagem militar concreta.

Novos ataques russos forçam desligamentos de energia na Ucrânia

+ DESTAQUES