INTERNACIONAL

Milionário russo, crítico de Putin, morre em circunstâncias misteriosas

Empresário e deputado mais rico já eleito caiu do alto de um hotel na Índia, onde comemorava o aniversário com amigos

Por: Carlos Taquari
Da redação | 26 de dezembro de 2022 - 21:55

Pavel Antov, magnata do setor de carnes industrializadas na Rússia, foi encontrado morto, depois de cair do alto de um hotel, em Odisha, no Leste da Índia, junto à Baía de Bengala. Antov era o deputado eleito dono da maior fortuna, no país, calculada em centenas de milhões de dólares. O empresário havia planejado a viagem à Índia, para comemorar seu aniversário de 66 anos.

A polícia indiana informou que está investigando as circunstâncias da morte de Antov. O cônsul geral da Rússia em Calcutá, Alexei Idamkin, informou que está acompanhando as investigações.

Antov despertou inimizades no Kremlin, depois de criticar Putin pela guerra contra a Ucrânia, especialmente os bombardeios aéreos indiscriminados contra civis. Após um desses ataques, que atingiu uma família que tentava se esconder do bombardeio, ele comentou o fato de que a filha, uma criança, chorava diante do pai morto. Em sua mensagem, Antov afirmou:” É difícil chamar isso de qualquer outra coisa que não seja terror”.

Diante da repercussão provocada pela mensagem, ele tentou corrigir, afirmando que “sempre defendeu o presidente” e que “os jornalistas” exageraram na interpretação de suas palavras.

Mortes suspeitas

Várias mortes suspeitas de pessoas que fizeram críticas a Putin pela invasão da Ucrânia, ainda que em conversas particulares, foram registradas nos últimos meses, na Rússia ou no exterior.

Zelenov: passou mal durante jantar e morreu ao “cair” de uma escada, num hotel da Riviera Francesa. (Crédito: Arquivo Pessoal)

Ravil Maganov, milionário do setor do petróleo, morreu ao “cair” da janela de um centro de tratamento de saúde, perto de Moscou, onde havia sido internado para tratar de uma “severa doença”, segundo informou a imprensa russa.

Dmitri Zelenov, magnata do setor imobiliário, passava férias em Antibes, na Riviera Francesa, no início de Dezembro. No dia 9, ele saiu para jantar com amigos. Após alguns drinks, começou a passar mal. Voltou para o hotel e foi encontrado morto ao pé de uma escada. Misteriosamente, ao invés de utilizar o elevador, ele teria “caído do alto da escada”,

Ivan Pechorin, alto executivo da Corporação de Desenvolvimento do Extremo Leste e do Ártico, morreu ao “cair de seu iate de luxo”, perto de Vladivostok.

Anatoly Geraschenko, presidente do Instituto de Aviação de Moscou, morreu “ao cair do alto de uma escada”, segundo um comunicado distribuído pelo instituto que ele dirigia.

Leia também:
Dívida interna dos EUA bate recorde e economistas recomendam medidas urgentes
A CIA promove atos de sabotagem contra alvos estratégicos na Rússia

+ DESTAQUES