TECNOLOGIA

Mais de cinco bilhões de celulares descartados em 2022

Lixo eletrônico, que contém produtos tóxicos, preocupa defensores do meio ambiente

Da redação | 2 de dezembro de 2022 - 21:55

Cerca de 16 bilhões de celulares estão em uso atualmente, em todo o mundo, muitos deles sem uso e ou perto de serem descartados. A estimativa é da organização sem fins lucrativos WEEE – World Waste Electrical and Electronic Equipment, que monitora as vendas e uso de aparelhos eletrônicos em todo o mundo.

Ambientalistas alertam que a grande quantidade desses equipamentos tem impacto no meio ambiente por dois motivos: primeiro porque os aparelhos contém produtos tóxicos, como o cobalto. Segundo, porque, ao invés de serem reaproveitados, alguns minerais como o cobre têm que ser retirados das minas, uma atividade altamente poluente.

Por sua vez, os especialistas da WEEE lembram que o lixo eletrônico não inclui apenas celulares: são tablets, computadores de mesa, torradeiras e aparelhos de GPS. Tudo isso acumula um volume em torno de 60 milhões de toneladas/ano, em escala global. Esse peso, de acordo com os cálculos da entidade, é maior do que a Grande Muralha da China, a obra mais extensa e pesada já construída pelo homem.

A Real Sociedade de Química lançou uma campanha em favor da reutilização de componentes eletrônicos de aparelhos antigos. Os cientistas da entidade, que tem sede em Londres, alertam que o reuso poderia diminuir o impacto negativo que a mineração produz no meio ambiente.

Leia também:
Deu ruim! Brasil perde para Camarões e vai enfrentar a Coréia do Sul
Coreia vence Portugal, elimina o Uruguai e pegará o Brasil na próxima fase

+ DESTAQUES