COMPORTAMENTO

Fale a língua da Geração Z

Cringe, Cheugy, Normie? Desvendando o significado das novas gírias

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 10 de agosto de 2022 - 22:05

Você já viu seu filho falando com um amigo e não entendeu nada da conversa deles? Olhou o diálogo entre vários jovens nas redes sociais repleto de gírias e boiou? Calma! Como diz a língua da Geração Z, você pode ser um “Cheugy”, ou seja, uma pessoa que não acompanha as tendências e que gosta de coisas fora da moda. Mas você também pode ser uma pessoa que nasceu depois de 1995 e quer se conectar com as pessoas do mundo dos games, TikTok, Twitter ou da comunidade LGBTQIAP+.

Se você for o último caso, vamos lá. Um dos jargões que estão chamando atenção é “tankar”. O verbo apareceu a partir de um tipo de personagem popular em games de combate como League of Legends: o “tank” funciona como um escudo, permitindo ao resto do time executar suas tarefas. A palavra se popularizou como sinônimo de “aguentar”, “suportar”.

Outra gíria que viralizou recentemente é a palavra “Receba” do Iran Ferreira, o popular ‘Luva de Pedreiro’. Não sabe quem é ele? A gente explica. O influenciador futebol tem 20 anos, milhões de seguidores nas redes sociais, nasceu na da cidade de Quijingue, a 322 quilômetros de Salvador, foi muito xingado, menosprezado e debochado no início do ano ao postar seus primeiros vídeos, mas depois ficou famoso no Instagram e no TikTok com seus de chutes certeiros no ângulo e comemorações com bordões que ficaram célebres em sua voz. “Receba” e “melhor do mundo, graças a Deus” são alguns deles. Diversos jogadores de futebol, como Cristiano Ronaldo, já reagiram aos vídeos do “Luva de Pedreiro”.

Para te ajudar ir além e a invadir esse dicionário de códigos indecifráveis, nós preparamos um pequeno glossário.

Gírias da Geração Z

Cringe
Vamos começar pelo ponto de partida da discussão. “Cringe” quer dizer que algo é considerado cafona e que causa vergonha alheia.

Based
Aquela pessoa autêntica e descolada pode ser considerada “based”. Ou seja, é ao contrário de cringe.

Mandrake
É caracterizado como um estilo que surgiu dentro da cultura funk no Brasil e pode significar como “estiloso” e “descolado”.

Spoiler
“Spoiler” deriva do verbo em inglês “to spoil”, que significa “estragar”. Quando alguém revela informações a respeito do enredo de livros, filmes ou séries, dizemos que essa pessoa deu “spoiler”. Em outras palavras, ela arruinou a experiência de quem aguardava para consumir o conteúdo pela primeira vez.

Normie
O termo “normie” é usado quando quer remeter a algo que se tornou genérico, perdeu sua originalidade. Pode ser utilizado para pessoas que só seguem as modinhas do momento ou então quando um meme chega nos tios e tias “cringe” e acaba perdendo a graça.

Stalkear/stalker
Na vida real, “Stalkear” indica uma violação séria à privacidade do indivíduo (perseguição), mas o sentido é diferente no mundo virtual. A expressão é usada como sinônimo para entrar no perfil de alguém e conferir tudo sobre a pessoa.

Stan
“Stan” se refere a alguém que é muito fã de um artista ou qualquer outra coisa e surgiu de uma música do Eminem.

Shipar
Torcer por um casal seja na vida real ou em filmes

Biscoiteiro
Pessoa que quer chamar atenção nas redes sociais, que busca reconhecimento

Redpill, bluepill e blackpill
Os termos surgiram do filme Matrix, e se referem a pílulas. Entretanto, para a geração Z, elas têm significados diferentes. Veja:
Redpill quer dizer algo descolado, cool, que mostra a realidade de uma maneira mais positiva;
Bluepill se refere a uma situação zoada, careta, que não te deixa enxergar a realidade;
Blackpill é quando uma pessoa sabe a verdade, entende a realidade, mas que não pode fazer nada.

Siglas 
Se não bastassem as gírias bem diferenciadas, essa geração também criou as suas siglas. Então, veja algumas delas:
TMJ — tamo junto
BTF — boto fé (que significa acreditar ou apoiar alguém)
SS — sim
NN — não
NTJ — não tem jeito
PPRT — papo reto (falar algo sério, direto, sem brincadeira)

Leia também:
■ Celular roubado

+ DESTAQUES