INTERNACIONAL
Indonésia: violência em estádio de futebol deixa mais de 100 mortos

Indonésia: violência em estádio de futebol deixa 125 mortos e 320 feridos

Torcedores invadem campo. A polícia lança bombas de gás e reprime manifestantes

Por: Carlos Taquari
Da redação | 2 de outubro de 2022 - 08:45
Indonésia: violência em estádio de futebol deixa mais de 100 mortos

Um tumulto, após um jogo de futebol, em Java, na Indonésia, provocou a morte de pelo menos 125 pessoas e ferimentos em centenas de outras. Ao final da partida em que o time da casa foi derrotado, torcedores invadiram o campo. A polícia, utilizando cães e cassetetes tentou expulsar os invasores. Em seguida, milhares de outros torcedores saíram das arquibancadas e também foram para o gramado. Os policiais lançaram bombas de gás. Houve pânico e correria. As pessoas buscavam a saída e acabaram atropelando umas às outras.

“Esse é um dia triste para o futebol. Uma tragédia que vai além da compreensão”, declarou o presidente da FIFA, Gianni Infantino. O dirigente lembrou que a FIFA tem uma recomendação para que seja evitado o uso de bombas de gás em estádios. Testemunhas disseram que a polícia lançou inúmeras bombas de gás, o que provocou a correria.

O governo da Indonésia prometeu uma rigorosa investigação para apurar as responsabilidades pelo conflito. O estádio onde ocorreu a tragédia fica em Malang, no leste de Java. O local tem capacidade para 38 mil pessoas. Porém, foram vendidos 42 mil ingressos. Diante do grande número de feridos, as autoridades temem que o número de vítimas fatais venha a aumentar.

Entre as mais graves 

Famílias tentam se proteger do tumulto generalizado. (Foto: Rede social)

A tragédia no estádio da Indonésia já se inclui entre as mais graves já registradas nos campos de futebol.

Em 1964, 320 pessoas morreram e mais de 1.000 ficaram feridas, após um jogo entre Argentina e Peru, pela qualificação para os Jogos Olímpicos, em Lima.

Já em 1985, 39 pessoas morreram e 600 ficaram feridas, no estádio Heysel, em Bruxelas, na Bélgica, durante jogo entre o Liverpool (Inglaterra) e a Juventus (Itália), pela final da Copa da Europa.

O ano de 1989 também foi violento. O caso ocorreu no estádio Hillsborouth, em Sheffield, Inglaterra, em que 97 pessoas morreram durante tumulto entre torcedores do Liverpool e do Nottingham Forest.

Indonésia: violência em estádio de futebol deixa mais de 100 mortos

+ DESTAQUES