Na disputa mais complicada do grupo, o Senegal venceu o Equador e confirmou sua classificação; holandeses venceram fácil a seleção local
Holanda e Equador entraram para a terceira rodada do Grupo A da Copa do Catar com a vantagem do empate contra seus adversários, Catar e Senegal, respectivamente, para passar para as oitavas de final da competição. Mas, no final, os equatorianos desperdiçaram a vantagem, sendo derrotados pelo Senegal por 2 a 1. A Holanda, jogando devagar, fez 2 a 0 nos donos da casa. Os dois jogos ocorreram no mesmo horário, para evitar eventual combinação de resultados e Holanda, em 1º, e Senegal, em 2º, seguem para a próxima fase da competição.
Os equatorianos detinham a vantagem do empate e jogaram contra o Senegal demonstrando que essa era o objetivo. Mas se deram mal. Os senegaleses atacaram mais desde o início, o que deu resultado ainda no primeiro tempo, com Ismaila Sarr, aos 43 minutos.
Veio o segundo tempo e o Equador partiu para tentar recuperar o empate e conseguiu aos 22 minutos, com Caicedo, escorando bola que sobrou após escanteio. Era a esperança de classificação de volta para os sulamericanos. Mas logo que a bola voltou ao jogo, o Senegal marcou o segundo. Cobrança de falta para a área do Equador, defesa afasta mal e Koulibaly aproveita o rebote para recolocar Senegal em vantagem 2 a 1.