MEIO AMBIENTE

Gigante da tecnologia aposta no alumínio para combater as mudanças climáticas

Google reduz uso de energia e pretende liderar práticas mais sustentáveis para diminuir emissões de CO2

Por: Lucas Saba
Da redação | 24 de maio de 2023 - 14:25

As grandes companhias estão investindo cada vez mais em práticas sustentáveis não só pra diminuir as emissões de gás carbono, mas também para influenciar os milhares de clientes pelo mundo. De acordo com um ranking da CleanRiver empresas como: Google, Apple e Unilever estão adotando medidas internas e externas para combater as mudanças climáticas. As estratégias adotadas nem sempre são as mesmas, mas o objetivo final é parecido.

Por exemplo, algumas estão trocando os produtos plásticos por alumínio, que após o descarte, o material é reciclado em quase 100%, podendo assim retornar as prateleiras. Outras estão migrando para as energias limpas como eólica e solar. E até o home office em grande escala tem contribuído para a redução de emissão de gases, já que os funcionários não precisam tirar seus carros da garagem todos os dias como era feito antigamente.

Outra grande novidade é a emissão do relatório de “Responsabilidade Ambiental” anualmente desenvolvido pela maioria das corporações.

Veja a lista das empresas com grandes ações ambientais:

1. Apple

A empresa passou a utilizar o alumínio em vez de outros materiais na fabricação de seus produtos. Na tentativa de reduzir drasticamente as emissões. Além disso, 23 de seus parceiros comerciais estão empenhados em conseguir ter 100% de energia renovável.

alumínio

Apple muda a estratégia e passa a utilizar mais o alumínio para ajudar no combate as mudanças climáticas. (Crédito: Pexels)

2. Accenture

A companhia reduziu as emissões de carbono de cada funcionário em 52%, após colocar mais da metade dos colaboradores em home office ou modelo hibrido (alguns dias no trabalho, outros em casa).

3. Estée Lauder

Esta marca de cosméticos não envia resíduos para aterros, pois todos os seus descartes são reciclados ou incinerados e convertidos em energia. De acordo com a Business Wire, a empresa espera impactar o bem-estar de 10 milhões de pessoas por meio de programas de saúde, educação e meio ambiente.

4. Google

A gigante da tecnologia como de costume, está à frente do jogo. Seus data centers usam 50% menos energia do que a maioria. Mais de 90% dos resíduos são incinerados ou reaproveitados. O Google também contribuí para a proteção de habitats marinhos críticos, fornecendo ferramentas para a pesca sustentável.

5. Ikea

A sueca Ieka produz e vende retalhos de móveis planos, colchões, eletrodomésticos e até alimentos. Os seus produtos são feitos para reduzir o uso de energia e água pelas pessoas. Eles fabricam as mercadorias utilizando materiais sustentáveis ​​e 91% de seus resíduos são reciclados ou incinerados.

6. Intel

A Intel que atua na área de tecnologia recicla 75% de seus resíduos. Até 2020, o objetivo da companhia é reaproveitar todo o seu material.

7. Patagônia

A fabricante de roupas é uma empresa engajada na proteção do meio ambiente e doa 1% de seus ganhos para organizações sem fins lucrativos que trabalham com essa missão. Desde 1985, eles doaram US$ 89 milhões e distribuíram mais de 100 doações para organizações sem fins lucrativos.

8. Unilever

Grandes marcas, como: Dove, Lipton, Axe, fazem parte do conglomerado da Unilever. Essas empresas planejam cortar as emissões de carbono pela metade até 2030, incentivando o crescimento sustentável.

Leia também:
Bebidas em lata são tendência do mercado sustentável
Alternativa para embalagens de plástico: carbonato de cálcio

+ DESTAQUES