SAÚDE

Em 12 anos, metade da população mundial será obesa, alerta estudo

Entre os mais de 4 bilhões de obesos, crianças e adolescentes formarão um exército de 400 milhões acima do peso

Por: Mario Augusto
Da redação | 3 de março de 2023 - 21:55

O atlas de 2023 da Federação Mundial de Obesidade prevê que mais da metade da população mundial estará acima do peso ou obesa até 2035 se nenhuma ação significativa for adotada para conter a epidemia de sobrepeso. Isso quer dizer que 51% da população mundial, ou mais de 4 bilhões de pessoas, serão obesas ou sofrerão de sobrepeso nos próximos 12 anos.

De acordo com o relatório, há um sinal de alerta para o rápido crescimento das taxas de obesidade entre crianças em países de baixa renda.

Louise Baur, presidente da Federação Mundial de Obesidade, afirma que os números são um aviso claro de que é preciso fazer algo urgentemente para evitar repassar os custos de saúde, sociais e econômicos para a geração mais jovem. “Os formuladores de políticas públicas precisam agir agora para evitar que a situação piore”, destaca Baur. “É particularmente preocupante ver as taxas de obesidade crescendo mais rapidamente entre crianças e adolescentes”, conclui.

Federação Mundial pede políticas públicas para o combate à obesidade. (Foto: Unplash)

O relatório mostra que a obesidade infantil pode mais que dobrar até 2035 em relação aos níveis de 2020. Se as projeções se confirmarem, em 12 anos, o mundo terá 208 milhões de meninos e 175 milhões de meninas acima do peso.

A Federação Mundial de Obesidade calcula o custo desse realidade para os cofres públicos. Seriam necessários mais de US$ 4 trilhões ano a ano até 2035 ou o equivalente a 3% do PIB global para tratar os problemas de saúde associados ao excesso de peso entre crianças e adolescentes.

Em 2035 metade da população mundial será obesa, diz estudo

Saiba como calcular o índice de massa corporal. (Reprodução/Twitter)

Em 2035 metade da população mundial será obesa, diz estudo

IMC igual ou maior que 25 é sinal de alerta. (Reprodução/Simply Psychology)

O atlas de 2023 da Federação Mundial de Obesidade usa o índice de massa corporal (IMC) para suas avaliações. Para saber se uma pessoa está acima do peso, é só dividir o valor do peso em quilogramas por sua altura em metros ao quadrado. De acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, uma pontuação de IMC acima de 25 indica sobrepeso e acima de 30 é obesidade.

Atualmente mais de 2,6 bilhões de pessoas ou 38% da população mundial sofrem de sobrepeso ou obesidade, segundo a OMS. A maioria dos países que sofrerão com as maiores taxas de obesidade nos próximos anos são de baixa ou média renda e estão localizados na Ásia e na África.

A foto de capa desse artigo é de Priscilla Du Preez, na Unsplash 

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia

+ DESTAQUES