SAÚDE

Dieta deixa as pessoas infelizes

Cortar o doce pode te deixar mal-humorado

Por: Lucas Saba
Da redação | 20 de julho de 2022 - 18:18

Fazer regime e, principalmente, trocar os pratos preferidos por uma alimentação saudável, faz bem para o corpo, mas pode ser um motivo de infelicidade para muita gente. Isso é o que mostra uma pesquisa feita pela empresa OnePoll. De acordo com o levantamento, 50% dos norte-americanos admitiram que comer de maneira mais saudável os torna infelizes. Ao mesmo tempo, metade dos entrevistados também reconhece que precisa mudar os hábitos alimentares.

O estudo com mais de 2 mil adultos revelou que, para mais da metade dos entrevistados, para ser considerado saudável basta comer legumes, vegetais e eventualmente praticar atividade física.

Entretanto, para o Departamento de Agricultura dos EUA, a questão é um pouco mais complexa. Ser saudável está ligado a cada elemento que a pessoa põe no seu prato. De acordo com o órgão americano o prato adequado é composto por: 20% de proteína, 30% de grãos, 30% de vegetais, 20% de frutas e óleos e laticínios (com moderação).

Leia também:
■ Qual é o real sentido da felicidade?
■ Turbine sua memória
Dieta deixa as pessoas infelizes. Grupo de amigos comendo pizza.

Dieta deixa as pessoas infelizes. Foto: Pexels. 

Essa composição de prato pode se alterar dependendo do sexo, idade e até mesmo da sua arvore genealógica. O estudo revelou que 60% das pessoas deveriam comer mais vegetais e proteína.

Quando o assunto é o açúcar, o correto seria um consumo de 25 a 36 gramas, diariamente, de acordo com a pesquisa feita pela Associação Americana do Coração. Porém, as pessoas consomem cerca de 77 gramas, uma quantidade bem mais elevada que o permitido.

Seis em cada dez pessoas afirmaram que preferem doces em vez de frutas. Para os especialistas, degustar guloseimas com frequência pode trazer sérios riscos para a saúde. “Comer alimentos que atendem às suas metas nutricionais não precisa ser uma experiência miserável. Existem opções saborosas e melhores para você em supermercados e lojas de conveniência que satisfazem todos os desejos” diz Eric Clawson, gerente geral da OnePoll.

+ DESTAQUES