Charles III é o monarca mais idoso a se tornar rei na história britânica
Assim que foi anunciada a morte da Rainha Elizabeth II, o trono passou imediatamente e sem qualquer cerimônia real para o herdeiro: Charles, o ex-príncipe de Gales. Entretanto, haverá uma série de etapas pelas quais ele deve passar para ser coroado como novo rei. Charles chega ao cargo aos 73 anos.
A primeira decisão do novo monarca foi a escolha de como deve ser chamado. Ele poderia ter escolhido qualquer um de seus quatro nomes – Charles Philip Arthur George. Optou por: Rei Charles III. Além disso, o monarca emitiu uma nota lamentando a morte da Rainha Elizabeth II, ressaltando os mais de 70 anos de reinado da sua mãe.
A família real terá um encontro no Palácio de St James, em Londres, em frente a um corpo cerimonial conhecido como Conselho de Adesão. Onde Charles será oficialmente proclamado como novo rei, com todos os cortejos reais. O Conselho Adesão é composto por membros políticos, lordes e duques.
O grupo é composto por mais de 700 pessoas que tem direito a participar da cerimônia, porém devido ao curto prazo menos na metade devem comparecer. No último Conselho em 1952, cerca de 200 pessoas marcaram presença.
Nascido no palácio de Buckingham em 14 de novembro de 1948, Charles foi educado nas escolas Cheam e Gordonstoun. Formado em Artes pela Universidade de Cambridge, Carlos serviu na Força Aérea Real e na Marinha Real de 1971 a 1976. Em 1981, casou-se com Lady Diana Spencer, com quem teve dois filhos: William e Henry. Em 1996, o casal se divorciou. Diana morreu vítima de um acidente de carro em Paris no ano seguinte. Em 2005, Carlos se casou com sua parceira de longa data Camilla Parker. Charles foi o herdeiro mais longevo da história. Também foi o príncipe de Príncipe de Gales mais antigo, desde meados de 1958. Charles se mostrou um filantropo engajando-se em causas sociais ao longo dos anos, e por vezes ambientais também.