INTERNACIONAL
Associated Press

Conservadores derrotam centro-esquerda na Finlândia

Resultado significa séria derrota para a primeira-ministra Sanna Marin

Da redação | 2 de abril de 2023 - 18:32
Associated Press

O Partido da Coalizão Nacional, conservador, venceu as eleições parlamentares na Finlândia, derrotando o Partido Social Democrata, de centro-esquerda, da primeira-ministra Sanna Marin.

“Conquistamos uma grande vitória”, declarou Petteri Orpo, líder da Coalizão Nacional que, além da esquerda, derrotou também a extrema-direita, que apostava numa vitória nestas eleições.

O resultado significa uma grande derrota para a centro-esquerda porque o partido ficou em terceiro lugar, depois da extrema-direita, liderada por Riikka Purra, A diferença foi bastante estreita entre os três partidos: 21% dos votos para a Coalizão Nacional; 20% para o Finns Party, de extrema-direita ( maior votação já conquistada pelo partido até agora); e 19% para os social-democratas.

Sanna Marin se tornou a mais jovem chefe de governo, ao ser eleita primeira-ministra, em 2019, à frente de uma coalizão de partidos de centro-esquerda, todos liderados por mulheres.

Sanna Marin: não conseguiu levar o partido a uma nova vitória. (Associated Press)

No ano passado, ela se tornou alvo de polêmica, após a divulgação de um vídeo em que ela aparecia dançando e cantando ao lado de um jovem que não era seu marido. Seus apoiadores alegaram que ela foi alvo de uma campanha sexista e argumentaram que ela tinha o direito de se divertir nas horas de folga. Na sequência, seus aliados lançaram uma outra campanha para defendê-la, com a divulgação de vídeos de jovens dançando e cantando.

 

 

 

 

 

 

 

+ DESTAQUES