Unidade poderá atender a produção de até 1 milhão de veículos elétricos por ano
Bloomberg
No segundo lançamento nessa escala, em menos de um mês, a Redwood Materials Inc. anunciou que investirá 3,5 bilhões dólares (18,65 bilhões de reais) para construir uma nova fábrica, em Charleston, Carolina do Sul, para produzir componentes de baterias que vão permitir a montagem de mais de um milhão de veículos elétricos por ano.
A agência Bloomberg apurou que há uma revolução tecnológica em andamento nos Estados Unidos. Só nos últimos 4 meses foram anunciados cerca de 15 bilhões de dólares (79,69 bilhões de reais) em novas indústrias dos materiais das baterias. Antes, a maioria dos investimentos era só para fabricar células e os pacotes delas. Os incentivos da Lei de Redução da Inflação (IRA) de 2022, do presidente Joe Biden, estão começando a acelerar o setor. Um outro fato novo está chamando bastante atenção neste momento é que está surgindo novo cinturão de fábricas americanas de baterias de bilhões de dólares. Elas estão espalhadas de Michigan à Geórgia. Há menos de um mês foi anunciado outro projeto da empresa LG Chem no Tennessee.
A Redwood rapidamente se tornou a maior recicladora de baterias de íon-lítio nos EUA, antes de se dedicar à produção de anodo e catodo em Nevada. A fábrica da Carolina do Sul realizará o mesmo trabalho, com materiais reciclados, respondendo por cerca de metade dos metais que entram na produção de anodo e catodo. A Redwood também comprará matéria prima, para ser refinada no local.
Cada bateria EV tem dois eletrodos – um catodo e um anodo – entre os quais viajam trilhões de átomos de lítio carregados. O catodo é o maior fator no desempenho, custo e impacto ambiental de uma bateria. Hoje, o material do catodo é produzido quase inteiramente na Ásia, mas isso está prestes a mudar. A outra fábrica da Redwood, em Nevada, começará a produzir material em 2024. Em novembro, a LG Chem anunciou uma fábrica de 3,2 bilhões de dólares (17 bilhões de reais) que será construída em Clarksville, Tennessee, e começará a produção em 2025. A Redwood planeja iniciar a construção na Carolina do Sul no primeiro trimestre de 2023 e iniciar as operações de reciclagem até o final do próximo ano. Cada uma das três novas fábricas planeja produzir mais de 100 mil toneladas de catodo anualmente. Para colocar isso em perspectiva, toda a indústria do setor dos EUA produz hoje menos de 50 mil toneladas.