INTERNACIONAL

Após explosão, ponte entre Rússia e Ucrânia reabre parcialmente. Veja o vídeo:

A ponte é uma ligação estratégica para o transporte de tropas rumo à Ucrânia

Por: Carlos Taquari
Da redação | 8 de outubro de 2022 - 08:47

O tráfego leve foi retomado na única ponte entre Rússia e Ucrânia, horas depois de uma enorme explosão ter derrubado partes da estrutura usada para transporte rodoviários e ferroviário.  A maior ponte da Europa, inaugurada em 2018, tem importância estratégica para o envio de armas e soldados russos em direção ao território ucraniano. No momento da explosão, diversos veículos estavam cruzando a ponte. Pelo menos três pessoas morreram e acredita-se que eram motoristas dos veículos que atravessavam naquele momento.

Explosão destrói ponte

A ponte é uma ligação estratégica para o transporte de tropas rumo à Ucrânia.

Os dois lados trocam acusações sobre a responsabilidade pelo ataque. A Ucrânia acusou a Rússia, mas o governo russo respondeu, afirmando que “isto mostra a natureza terrorista do regime de Kiev”.

Acredita-se que o ataque foi lançado por forças ucranianas, por duas razões: a primeira é que a destruição da ponte interrompe uma das principais vias de acesso das tropas russas ao território ucraniano.

Além disso, logo após o incidente, inúmeros vídeos passaram a ser divulgados nas redes sociais. Num deles, aparece a imagem do presidente Vladimir Putin, que completou 70 anos nesta sexta-feira. Na sequência, está colado outro vídeo com a famosa imagem de Marilyn Monroe, cantando “Happy Birthday, Mr. President”, gravado em 1962.

A ponte de 19 km, que custou cerca de 2,7 bilhões de libras esterlinas (cerca de 15,58 bilhões de reais) para ser construída, foi inaugurada quatro anos depois que Moscou anexou ilegalmente a Crimeia.

Aclamada pela imprensa russa na época como “a construção do século”, as autoridades locais sempre afirmaram que a ponte estava bem protegida contra ameaças do ar, da terra ou da água.

Veja os vídeos da explosão:

LEIA MAIS

Leia também:
■ Loucura total! Britney Spears resolve provocar e surpreende nas redes sociais
■ Gata foge na Califórnia e é encontrada 9 anos depois a 2.500 km

+ DESTAQUES