Vitória decisiva em Nevada. Democratas não precisam aguardar o segundo turno na Geórgia
A senadora Catherine Cortez Masto foi reeleita em Nevada, derrotando o candidato republicano, Adam Laxalt, apoiado pelo ex-presidente Donald Trump. A vitória garante ao Partido Democrata 50 cadeiras no Senado, que completa a maioria de 51, com o voto de desempate da vice-presidente Kamala Harris. Os republicanos têm 49 cadeiras, do total de 100, no Senado. Caso ocorra uma vitória dos democratas no segundo turno na Geórgia, em 6 de Dezembro, eles vão para 52, mais do que antes da eleição. Com esse resultado, o Partido Democrata tem o melhor desempenho para um partido no poder, nos últimos 20 anos.
O resultado foi uma surpresa, considerando que Adam Laxalt liderou a contagem de votos ao longo de quase toda a apuração. A virada só aconteceu na reta final. O presidente Joe Biden disse que não se surpreendeu com a virada: “Estou muito satisfeito. Acho que o resultado mostra a qualidade de nossos candidatos”.
Outra vitória importante para os democratas, no final da semana, foi no Arizona, onde o candidato democrata Mark Kelly venceu o republicano Blake Masters. Naquele ponto da apuração os dois partidos estavam com 49 cadeiras cada.
Por enquanto, o Partido Republicano lidera a apuração para a Câmara de Representantes e, segundo as pesquisas, deve sair vitorioso nessa disputa. Se isso se confirmar, os republicanos podem travar muitos projetos do governo Biden, especialmente no que se refere ao meio ambiente e a iniciativas no campo social.
Nos governos estaduais, após as eleições, os democratas controlam 23 Estados e os republicanos 25. Faltam os resultados de dois Estados, mas em outros 14 não houve eleição nesse ano para os governos locais. Os números mostram que a anunciada “maré vermelha” republicana, que iria tomar o país de Norte a Sul e de Leste a Oeste, não se confirmou.
Os democratas venceram em Estados estratégicos. Michigan e Wisconsin reelegeram seus governadores. A Pensylvannia escolheu como governador o democrata, Josh Shapiro. De acordo com projeções, Maura Healey, do Partido Democrata, é a nova governadora de Massachusetts, tornando-se a primeira lésbica a ser eleita governadora.
Porém nem tudo é azul no mapa. Pesquisas divulgadas antes das eleições já apontavam os republicanos como favoritos na disputa por algumas de cadeiras, o que acabou se confirmando. O governador Ron DeSantis foi reeleito na Flórida, um dos possíveis nomes para a corrida presidencial de 2024. Sarah Huckabee será a primeira mulher a governar o estado do Arkansas. Ela é republicana e foi secretária de imprensa de Donald Trump. No Estado da Geórgia o republicano Brian Kemp foi reeleito.
Os resultados, até agora, mostram os republicanos amplamente favoritos para conquistarem as posições estratégias para controlar a Câmara. Já no Senado a disputa acirrada e os democratas estão ameaçados de perder a vantagem de uma cadeira, atualmente mantida em 50/50, com o voto de desempate da vice-presidente Kamala Harris. Por hora a disputa resume-se a três Estados: Nevada, Geórgia e Arizona.