MEIO AMBIENTE

Americano doa empresa de bilhões para ONG

Bilionário é conhecido por usar as mesmas roupas, dirigir um carro usado e não ter celular

Por: Carlos Taquari
Da redação | 14 de setembro de 2022 - 20:35

Aos 83 anos, Yvon Chouinard acha que já trabalhou o suficiente e não pretende mais continuar à frente de sua empresa, a Patagonia, que fundou há mais de meio século. Casado e pai de dois filhos, ele decidiu que vai doar a empresa — avaliada em 3 bilhões de dólares — para um fundo destinado a financiar iniciativas em defesa do meio ambiente. “A Terra agora será nosso único acionista”, declarou Chouinard, ao anunciar a doação.

A Patagônia é uma empresa de roupas esportivas, principalmente para montanhistas, esquiadores, surfistas e outros.

A empresa tem um rendimento médio anual em torno de 100 milhões de dólares e esse valor, de agora em diante, será utilizado para financiar campanhas contra o aquecimento global e projetos de preservação do meio ambiente.

Para viabilizar a iniciativa, ele criou um fundo denominado Patagonia Purpose Trust, que vai operar em conjunto com a Holdfast Collective, organização sem fins lucrativos. Montanhista e ativista ambiental, Chouinard disse que está “realmente decidido a salvar o Planeta”.
Leia também:
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia
Mergulhador australiano atacado por crocodilo escapa com vida
Americano doa bilhões

Adversário de Trump, está empenhado em salvar o planeta.

Em 2021, a Patagonia suspendeu o fornecimento de roupas para um popular centro de esqui de em Wyoming, porque os donos do estabelecimento autorizaram a hospedagem de um grupo de republicanos aliados de Donald Trump, que fizeram grandes doações para suas campanhas. Anteriormente, ele havia movido um processo contra Trump, como represália contra uma decisão de Trump de retirar algumas florestas das áreas de proteção ambiental.

Chouinard é conhecido por usar sempre as mesmas roupas, algumas há décadas, por dirigir um carro usado e não utilizar celular. Além de fabricar seus produtos com materiais que causam o menor dano possível ao meio ambiente, a Patagonia vem doando há tempos 1 por cento de seus lucros para organizações sem fins lucrativos que atuam na área da proteção ambiental.

Em 2014, a empresa patrocinou um documentário, intitulado “DamNation”, que procurava chamar a atenção para os efeitos negativos das represas para os peixes e outras espécies das faunas regionais.

+ DESTAQUES