Passageiros poderão fazer chamadas telefônicas, mensagens de texto e envio de dados
Bloomberg
A União Europeia emitiu um comunicado informando que permitirá a “implantação generalizada de serviços 5G” em aeronaves, designando certas frequências para conectividade de telefones celulares a bordo. Com esta decisão, as companhias aéreas poderão permitir que os passageiros façam e recebam chamadas telefônicas, mensagens de texto e envio de dados, assim como fariam em terra. O serviço será fornecido usando equipamentos de rede especiais chamados de pico-célula que conectam a rede em voo ao solo por meio de um satélite.
“O 5G permitirá serviços inovadores para as pessoas e oportunidades de crescimento para as empresas europeias”, afirma Thierry Breton, comissário da Comissão Europeia para o mercado interno, no comunicado. Em 2020, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA congelou os planos de permitir serviços de voz e dados a bordo por meio de frequências móveis sem fio, alegando que havia forte oposição, inclusive de pilotos de companhias aéreas e comissários de bordo por motivos de segurança.
Quando surgiu o 5G, havia uma discussão sobre uma possível interferência no sinal das companhias aéreas e isso poderia gerar ruídos e problemas técnicos. A Embraer realizou dezenas de testes do impacto da nova tecnologia em suas aeronaves, mas nenhuma falha técnica foi comprovada.