Pane no aplicativo deixou mais de 3,5 bilhões de usuários desconectados em todo o mundo
Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, pediu desculpas pela interrupção nos serviços de suas mídias sociais e serviços de mensagem por quase seis horas, o que impactou mais de 3,5 bilhões de usuários em todo o mundo.
Além do impacto para bilhões de usuários comuns, empresas de todo o mundo que usam as mídias sociais para se conectar com clientes e fechar negócios, alegaram muitos prejuízos com o período de inatividade.
Na mesma linha, profissionais liberais que dependem principalmente do WhatsApp para agendamento de consultas e reuniões, também ficaram sem comunicação.
Os executivos da Meta disseram que uma equipe trabalha exclusivamente para enfrentar problemas como esse, entender os motivos de panes e apresentar soluções que tornem a infraestrutura da plataforma mais resiliente a falhas como a desta segunda-feira. A empresa tranquilizou o mercado dizendo que “não há evidências de que os dados de usuários tenham sido comprometidos”.
A pane no serviço oferecido pelas redes sociais de Mark Zuckerberg acontece no pior momento para a empresa, que está sob intensa cobrança em relação ao seu alcance e capacidade de influência na sociedade.
Recentemente, Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook, declarou que a empresa priorizou o crescimento e deixou de lado a segurança dos usuários. Haugen declarou a um comitê do Senado dos Estados Unidos que acredita que os sites e aplicativos da Meta prejudicam as crianças, alimentam a divisão e enfraquecem a democracia.